Senac e Câmara Brasileira do Livro levam Cozinhando com Palavras novamente à Flip

Casa Literária e Gastronômica em Paraty A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 1º a 5 de julho, contará, novamente, com o evento Cozinhando com Palavras, que será realizado na Casa Literária e Gastronômica, uma parceria do Senac e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), sob curadoria do chef André Boccato.

O Cozinhando com Palavras, promovido nas últimas três edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e, com grande êxito, na Flip 2014, reúne gastronomia, literatura e cultura, oferecendo uma verdadeira gourmet experience que acontecerá em meio às atividades. Com isso, os visitantes poderão degustar um menu exclusivo preparado por um chef convidado, que contará com o apoio de alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia do  Centro Universitário Senac, em São Paulo.

Durante a Flip, o Cozinhando com Palavras contará com as presenças dos renomados chefs de cozinha e autores das Editoras Senac: André Boccato, do livro Banquetes do Imperador; Morena Leite, de Mistura Morena: cozinha tropical brasileira; Raul Lody, de A Virtude da Gula e Brasil bom de boca: temas de antropologia da alimentação; Mônica Rangel, de Interpretações do Gosto, Filipe Baccarin, de Alta Gastronomia Diet e Light: sem glúten, sem lactose, com redução de sal e calorias; Concetta Marcelina, de Sou Barista; Dagoberto Torres e Patrícia Moll, de Ceviche: do Pacífico para o mundo; entre outros convidados, como a autora Roseli Tardelli, do livro O valor da vida: 10 anos da Agência Aids, a banqueteira Gil Gondim, o coordenador Fábio Colombini Fiori, do Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Departamento Nacional do Senac, e a atriz e cantora pernambucana Giselle Tigre.

Como um dos principais objetivos da CBL consiste em aproximar o leitor do universo literário, o Cozinhando com Palavras é um ótimo exemplo de ação que se vale da gastronomia e da literatura como ingredientes especiais para interagir com o público e conquistar novos adeptos da leitura. Tanto é um sucesso, que o projeto já viajou para a Feira de Frankfurt, passou pelas Bienais do Livro de São Paulo em 2012 e 2014 e agora retorna à Flip, para sua segunda edição!”, destacou o presidente da CBL, Luís Antonio Torelli.

Para a gerente da Editora Senac São Paulo, Jeane Passos, “participar da Flip com a Casa Gastronômica Senac/CBL em 2014 foi tão importante que pretendemos repetir a dose em 2015. Essa participação nos permitirá, ao mesmo tempo, apresentar nossos livros e autores e integrar a programação ao trabalho desenvolvido no Centro Universitário Senac, contando com a presença de professores e alunos do curso de gastronomia para apoiar o evento. Além disso, doaremos livros de diversas áreas do conhecimento para a Biblioteca Casa Azul, possibilitando assim um acréscimo a seu acervo, o qual favorecerá efetivamente a comunidade local”.

O curador André Boccato explica um pouco mais sobre o evento, que será realizado para lembrar Mário de Andrade, autor homenageado pela Flip. “Faremos também uma homenagem gastronômica a Mário Andrade, com uma ‘Cajuzada’ onde farei leitura de textos em que o autor discorre sobre alimentos, entre eles o ‘Caju Marxista’ que está na sua obra O turista aprendiz”, contou.

O evento será aberto ao público e terá sessões ao longo do dia, com duração de cerca de uma hora cada. A abertura oficial da Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL acontece no dia 1º/7 e, ao fim de cada atividade, os autores participarão de uma rápida sessão de autógrafos. A participação do público acontecerá por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

Serviço:
Casa Literária e Gastronômica Senac/CBL na Flip
Parceria: Senac e Câmara Brasileira do Livro
Data: 1º a 5 de julho de 2015
Local: Rua da Praia, 31 e 33, Centro Histórico - Paraty, Rio de Janeiro.

www.editorasenacsp.com.br
www.cbl.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade