Sema e Idepplan vão sistematizar propostas


O secretário municipal do meio ambiente, o geólogo Ewerton Pires, anunciou hoje que as sugestões e projetos apresentados para a Praça do Redondo, na audiência pública da noite de quinta-feira (2), no plenário da Câmara, serão agora avaliadas e sistematizadas por técnicos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) e da Sema. “O saldo da audiência pública foi muito positivo, pela participação satisfatória de segmentos organizados da sociedade, moradores e comerciantes da região, além do público em geral”, avaliou o secretário.
Segundo ele, a maioria das sugestões é de bom nível e passam a ser analisadas. “Surgiram duas ou três que são consideradas inviáveis, mas mesmo assim temos que respeitar a opinião de todos os cidadãos”, comentou Pires, assinalando que não houve radicalismo.
A partir de agora, os técnicos vão juntar as propostas aos estudos prévios realizados, para finalizar um projeto. “A palavra final, quanto aos recursos necessários, e quais intervenções serão feitas, caberá ao prefeito Beto Preto”, pondera o secretário de meio ambiente.
Para ele, o uso urbano da Praça do Redondo está comprometido, ficando inviável nas atuais condições o uso para lazer ou atividades culturais e recreativas. “Além do mau cheiro exalado pelas fezes de andorinhas, é um espaço que está degradado visualmente e paisagisticamente, apesar de ter sido revitalizado em 2008. E tudo isso tem afastado as famílias do local”, pontua o secretário.
Em resumo, conforme relata Ewerton Pires, a maioria das propostas aponta para a necessidade de intervenções visando afastar as aves da praça, substituição do piso, mudanças paisagísticas e instalação de novos equipamentos que sejam atraentes para os usuários.
Conforme ratifica o secretário, o prefeito Beto Preto busca uma solução definitiva para a Praça Interventor Manoel Ribas. “Não adiantar gastar R$1,2 milhão, como fez o ex-prefeito Valter Pegorer, e deixar o local sem condições ou atrativos para ser frequentado pelos apucaranenses e visitantes”, avaliou Pires.
Moradores dos condomínios Topázio e Sul Brasileiro, além de comerciantes da região, defenderam medidas focadas no afastamento dos pássaros que, com suas fezes geram um forte odor, espalham penas e causam doenças alérgicas e respiratórias, principalmente em crianças e idosos. Vinicius Boquio, proprietário da Ula Ula Sorvetes, entregou um projeto técnico para intervenções na praça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade