Providência pede credenciamento no “Rede Cegonha”

O Providência Materno Infantil, que atende pacientes de todos os municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde e também encaminhamento de outras cidades, deve ser credenciado no Programa “Rede Cegonha”. O pedido foi apresentado na tarde de ontem, em Brasília, pela senadora Gleisi Hoffman e o prefeito de Apucarana, Beto Preto, em audiência com a médica Ana Paula Soter, secretária executiva do Ministério da Saúde. Eles estavam acompanhados da irmã Irene Bampi (Materno Infantil) e irmã Geovana Ramos (Hospital da Providência), além do chefe de gabinete da senadora, Arilson Chioratto.
Beto Preto explica que o pedido de adesão do Providência Materno Infantil ao programa é justificado pela densidade populacional de Apucarana e região. “Estamos reivindicando mais investimentos para o hospital, através da Rede Cegonha, um programa nacional que amplia os recursos para procedimentos do pré-natal e atendimento de gestantes”, informa o prefeito.
A senadora Gleisi Hoffman diz que o pedido foi muito bem recebido pela doutora Ana Paula, que é a segunda na hierarquia do Ministério da Saúde. “Ela nos atendeu por recomendação do ministro Artur Chioro e temos plena convicção de que o hospital de Apucarana deve ser contemplado com o credenciamento”, avalia Gleisi.
A irmã Geovana Ramos, diretora do Providência, avalia que com a audiência mantida no Ministério da Saúde, abriu-se uma expectativa muito positiva em relação à inclusão do hospital no Rede Cegonha. “Acreditamos que este programa fará muita diferença, ampliando os recursos e serviços prestados, incluindo no setor da UTI neo natal”, afirma a irmã Geovana. Ela acrescentou ainda que aproveitou a oportunidade para solicitar mais celeridade na tramitação de quatro emendas parlamentares, destinadas à compra de equipamentos. As emendas são de autoria dos deputados Sérgio Souza, Alex Canziani, e dos ex-deputados André Vargas e Dr. Rosinha.
MAIS RECURSOS – Na mesma audiência, o prefeito Beto Preto, com apoio da senadora Gleisi Hoffman, também apresentou outras reivindicações em favor da instituição. “Reiteramos o pedido para a manutenção do Hospital da Providência na rede de urgência e emergência na região Norte do Paraná, que asseguram reforço de verbas para atendimento de pronto socorro”, revelou.
Outra reivindicação foi no sentido de que o Providência seja reconhecido como “hospital-escola”, em função das vagas de residência médica que vem ofertando desde o início de 2014. “Aproveitamos a ocasião para reforçar o pedido de recursos do Ministério da Saúde para viabilizar a construção da ala da maternidade, no terceiro andar do hospital”, informa a senadora, acrescentando que está se colocando a favor do Hospital da Providência e que essa luta será prioridade em seu mandato.
(((BOX )))
O que é a Rede Cegonha?
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e está sendo implantada, gradativamente, respeitando o critério epidemiológico, a densidade populacional, a taxa de mortalidade infantil e a mortalidade materna.
São quatro os componentes da Rede Cegonha: Pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade