sábado, 4 de julho de 2015

Prefeitura lança aplicativo Paraty: Cultura e Natureza

Aplicativo da cidade será lançado na Flip, em 1º de julho
A Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, lança na Flip, em 1º de julho, o aplicativo Paraty: Cultura e Natureza. O aplicativo tem como objetivo reunir e tornar acessíveis informações sobre o patrimônio histórico e natural de Paraty.

A partir dos eixos “Cultura”, “História” e “Natureza”, o aplicativo fornece informações sobre as tradições, festas, comidas típicas, equipamentos culturais, arte e belezas naturais. Disponível para iOS e Android, o serviço convida moradores e turistas a um passeio completo pela cidade - do Centro Histórico às comunidades caiçaras, dos alambiques ao Caminho do Ouro.

De acordo com a secretária de Cultura, Cristina Maseda, o aplicativo foi desenvolvido a partir de um estudo da cidade. “Paraty se destaca, principalmente, pela cultura e natureza, que fazem da cidade um local único. Fizemos um estudo aprofundado e elaboramos este programa que entrega um perfil completo da cidade e supre uma lacuna da memória e história do município”, conta.

A Fundação Roberto Marinho participou da criação desse aplicativo para ampliar o acesso a informações sobre a história, a cultura e a natureza dessa cidade única. “Por meio da tecnologia valorizamos o patrimônio material e imaterial de Paraty”, afirma Lucia Basto, gerente geral de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho.

O aplicativo Paraty: Cultura e Natureza também traz informações sobre as tradicionais festas religiosas locais, como a Festa do Divino, as comemorações da Semana Santa, a Festa de Santa Rita e a procissão de Corpus Christi. Além da história de cada uma delas, há uma agenda e um mapa com data e local onde acontecem.

Em “História”, os principais patrimônios do Centro Histórico - casas e igrejas -, e os sítios arqueológicos, desconhecidos da maior parte das pessoas, são os principais destaques. Neles são encontrados evidências indígenas ou pré-históricas e construções do Caminho do Ouro abertos à visitação e que carregam séculos de uma história única.

Em “Natureza”, o aplicativo faz um convite aos passeios ecológicos, traz dados e a localização de praias e cachoeiras como Praia da Ponta Negra, Praia do Sono e Cachoeira da Pedra Branca. Paraty também se destaca por possuir relevo, hidrografia e formações geológicas ímpares, além de espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção. O conjunto floresta-cidade-mar, conservados, com grande variação de altitudes e diferentes tipos florestais, é fenômeno único na costa do Brasil e do Atlântico Sul e um dos poucos do gênero no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário