quarta-feira, 1 de julho de 2015

Palestra discute novo conceito de mecanização do café em Simpósio


A Jacto participa nesta terça-feira (30) do 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. O evento antecede a abertura da Expocafé 2015 e acontece em Três Pontas – MG, na Fazenda Experimental da EPAMIG, reunindo pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores de diversos estados brasileiros e representa oportunidade para intercâmbio de informações sobre tecnologia e produção mecanizada.
Na ocasião, Walmi Gomes Martin, gerente de produto do segmento de colhedora da Jacto realiza a exposição “Novo conceito de mecanização para o café”, trazendo informações sobre o desenvolvimento e lançamento da K 3500, equipamento múltiplo uso automotriz que pode trabalhar o ano todo nas operações da cultura cafeeira (colheita, pulverização e poda) .
A K 3500 foi desenvolvida para atender os novos desafios da cafeicultura brasileira, com soluções tecnológicas para a mecanização de plantios tradicionais e adensamentos até 2,50 metros entre linhas, que buscam a otimização no uso do solo e aumento de produtividade em sacas de café por hectare, entre outras inovações que serão fatores importante para a sustentabilidade e permanência do Brasil como líder mundial na produção de café.
“O equipamento é um veículo automotriz no qual é possível acoplar individualmente os sistemas de colheita, pulverização ou poda e permite que as operações sejam realizadas em plantios tradicionais e adensados. Suas inovações permitem o aumento de pelo menos 20% na produtividade da colheita. Possui um sistema operacional integrado e um novo sistema de direção, capaz de reduzir em até 40% o tempo das manobras. A inovação também é capaz de trabalhar em terrenos com até 20% de declividade e possui dois reservatórios de 3.000 litros de capacidade total, que podem ser descarregados sem a interrupção da atividade. Com isso a máquina não para de colher para descarregar o café armazenado”, explica o gerente de produto.
O módulo de pulverização possui capacidade operacional de até 4 hectares por hora, e, juntamente com o módulo de poda, estão em fase de finalização. Suas principais características também serão abordadas durante o Simpósio.
A programação completa do 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira está disponível em http://expocafe.com.br/5o-simposio-de-mecanizacao-da-lavoura-cafeeira/

Fernanda Cicillini

Nenhum comentário:

Postar um comentário