Mortes no trânsito têm maior queda no Noroeste de Minas

Polícia aponta conscientização da população feita em escolas e festas anuais como fator principal para a redução dos acidentes na região
O número de mortes por acidente de trânsito na região Noroeste do estado teve redução de mais de 29%, no período de janeiro a abril, passando de 24 para 17 vítimas, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Foi a maior queda por região registrada em Minas Gerais. Os dados são do anuário de trânsito publicado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedes).
 O delegado chefe da Polícia Civil do 16ª Departamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Unaí, Marcos Tadeu Brito, diz que essa redução se deve ao trabalho conjunto com a Polícia Militar.
“A Polícia Civil atua efetivamente com a PM nas fiscalizações rotineiras. Além disso, aproveitamos para panfletar e dar orientações em festas anuais da cidade, revelando as consequências criminais dos acidentes provocados por pessoas embriagadas,” relata.
O anuário também mostra que os acidentes de trânsito na região caíram em mais de 13%, passando de 1.425 para 1.238 na comparação com o mesmo período do ano passado. Número que, de acordo com o  major da Polícia Militar Elias Andrade, da 16ª Região da Risp de Unaí, contribuiu para a queda do número de mortes. 
O major ressalta que polícia tem investido na comunicação e no contato direto com a população. “A PM tem programas nas rádios locais da cidade, nos quais trabalhamos a conscientização dos moradores. Periodicamente fazemos palestras nas escolas e, além disso, aproveitamos a semana de combate às drogas para fazer blitzen educativas na entrada da cidade”, destaca.
Número estadual
Pela primeira vez, o anuário foi publicação por técnicos do Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), revelando uma série histórica das estatísticas. O estudo contém informações sobre quantidade e gravidade de acidentes nos últimos anos.
Em Minas Gerais, a redução de mortes foi de 17,3% no primeiro quadrimestre de 2015. Entre janeiro e abril do ano passado, 854 pessoas que perderam a vida no trânsito. Neste ano, no mesmo período, foram registradas 706 óbitos.
Cobertura integrada
A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) é formada pela correspondência de uma Companhia de Polícia Militar com uma Delegacia de Polícia Civil. Segue a metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), que prevê ações conjuntas das polícias, com metas para combater a criminalidade.
Atualmente o Noroeste de Minas conta com a Risp de Unaí, que cobre 17 municípios. Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Brasilândia de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda Mor, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Uruana de Minas, Urucuia, Unaí e Vazante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços