quinta-feira, 2 de julho de 2015


 

 

Médicos e enfermeiros participam de curso de resgate aéreo

 O primeiro módulo do curso tem o total de 30 horas. Serão ensinadas as noções de aeronáutica e fisiologia do vôo

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação em Urgência da Diretoria de Urgência e Emergência em Saúde, irá realizar o curso de “Serviço de Resgate Aéreo Médico”, destinado a enfermeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Será no Auditório do 3° Grupamento de Bombeiros, localizado na rua Jaguaribe, 473, Vila Nova. O curso é realizado em parceria com o Grupamento Aeropolicial e Resgate (Graer), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os enfermeiros e médicos serão divididos em duas turmas, uma terá aulas nos dias 3, 4 e 5 e a outra nos dias 10, 11 e 12. Nas sextas-feiras,  será das 18 às 22 horas, e nos sábados e domingos, das 8h30 às 18 horas.  Vão participar todos os enfermeiros do SAMU de Londrina, além de três médicos e três enfermeiros de cada município, como Arapongas, Cornélio Procópio e Maringá. Os convites foram estendidos para os 45 médicos e 20 enfermeiros do SAMU de Londrina.

O médico do Grupamento Aeropolicial e Resgate (Graer), Rodrigo Cezar de Faria irá ministrar o primeiro módulo do curso, com total de 30 horas. Serão ensinadas as noções de aeronáutica e fisiologia do vôo, como procedimentos normais e de emergência em vôo, embarque e desembarque de pacientes, atmosfera, gases, líquidos e vapores tóxicos em aviação, entre outros temas.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência, Renata Morais Alves, ressaltou a importância da capacitação. “Esse curso é para que toda a equipe esteja capacitada e preparada para realizar o atendimento e o resgate”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário