Governo de Minas instala em Passos o Fórum Regional do Território Sudoeste

 

 

Este é o quarto fórum de participação popular a iniciar as atividades. Lançamento será nesta sexta-feira, a partir das 9h
O Governo do Estado de Minas Gerais instala nesta sexta-feira (3/7) o Fórum Regional de Governo – Território Sudoeste. A cerimônia de lançamento acontece a partir das 9h no Vila Bela Eventos, em Passos, com a presença do governador Fernando Pimentel.
Esta é a quarta instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios em que o estado foi dividido. Já foram instalados os Fóruns do Território Norte (Montes Claros), Território Mucuri (Teófilo Otoni) e Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí).
O Território Sudoeste reúne 34 municípios, com uma população total de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Passos, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso são as maiores cidades da região. A agropecuária é a base da economia regional.
Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.
Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.
Abaixo, segue a lista dos. municípios que compõem o Território Sudoeste:
Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição da Aparecida, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Piumhí, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.
Serviço
- Instalação do Fórum Regional de Governo do Território Sudoeste
- Local: Vila Bela Eventos – Rua Tiloca Grilo, 1.220, bairro Vila São José, em Passos
- Horário: 9h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade