Governador de Rondônia vem ao Acre tratar sobre ferrovia transoceânica Por Ana Paula Pojo

6
Além da ferrovia transoceânica, os governadores falaram sobre o intercâmbio de cooperação de piscicultura e o calcário (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana se reuniu no Aeroporto Internacional de Rio Branco na manhã desta quarta-feira, 1, com o governador do estado de Rondônia, Confúcio Moura, que veio ao Acre para tratar sobre a construção da ferrovia transoceânica – projeto do governo federal que integra o pacote de investimento da China no Brasil.
A parceria aponta a construção de uma ferrovia com trajeto previsto do Mato Grosso até o Acre, seguindo rumo ao Pacífico passando por Cruzeiro do Sul. A ferrovia servirá para transportar produtos do Centro-Oeste e da Amazônica Ocidental pelos portos peruanos do Pacífico até o mercado consumidor chinês.
Para o governador Tião Viana, a agenda com Confúcio representa o encontro de defesa da infraestrutura fundamental para o futuro da região. “O estado de Rondônia está à frente desse processo para que a ferrovia, que é uma meta da presidente Dilma Rousseff, em parceria com o governo chinês, possa se consolidar como algo rápido, concreto e que permita de fato uma mudança para todos nós da Amazônia Ocidental”, disse Tião Viana.
O governador Confúcio Moura está promovendo reuniões diretas com os estados envolvidos, tendo se reunido com o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e agora o Acre. Após a agenda, o governador seguiu para Manaus, onde terá reunião agendada com o governador José Melo, do Amazonas.
“Devemos pensar em todas as ações: por onde irá passar o traçado da ferrovia, os licenciamentos ambientais, a ação da mão de obra, e os compromissos dos estados para a implantação desse projeto”, contou Confúcio Moura. Ele afirma que irá levar à presidente Dilma Rousseff as ideias claras, práticas, e o interesse dos estados em trabalharem para que as coisas aconteçam e os resultados sejam concretos.
Confúcio destacou ainda, que o diálogo com o governador Tião Viana foi uma busca de entendimento, de consenso para a construção de um modelo prático para que o investidor, o parceiro internacional, que é a China, se convença da boa vontade dos estados em ter esta ferrovia interligando o Peru a todo o Brasil.
Parceria entre os estados
Tião Viana destacou que Rondônia é um estado irmão para o Acre e aproveitaram o diálogo para tratar de outras pautas como o intercâmbio de cooperação de piscicultura e o trabalho de calcário para suporte à produção rural do Acre.
“Isso fortalece a economia regional e a integração Acre e Rondônia. É uma ação de dupla via de interesse, cooperação, com uma visão de amizade e formação de um bloco econômico amazônico que significa expressão na economia brasileira. Significa ainda, de fato uma visão de integração amazônica”, afirmou o governador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços