sábado, 4 de julho de 2015

Fotolivro de José Diniz ganha exposição durante a FLIP

Na Galeria Zoom de Fotografia de Paraty Indicado entre os melhores de 2014 pelo ICP, MEP e LensCulture, Periscope terá 24 de suas imagens ampliadas para mostra.

A experiência do olhar imerso no mar do fotógrafo José Diniz que virou livro no ano passado ganha agora as paredes da Galeria Zoom em exposição montada durante a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 1 a 5 de julho. A abertura está marcada para o dia 2, às 19h, na Rua do Comércio, 5 - Centro Histórico de Paraty.

Por mais de oito anos, o fotógrafo percorreu o litoral do país, do Maranhão até o Sul, contemplando o mar, imerso, com o objetivo de passar sensações como a ausência de equilíbrio, vertigem, tensão, harmonia, movimento contínuo, o som do mar e o sabor do sal. “Não basta apenas a visão para fotografar nestas condições. É necessário todo o corpo, usando os cinco sentidos. A máquina fotográfica está num ponto abaixo do horizonte e as ondas são montanhas em movimento. Na água, o equipamento incorpora lentes diferenciadas criando novas leituras”, afirma Diniz.

Giancarlo Mecarelli é o curador da mostra e Iatã Cannabrava assina a coordenação editorial do livro, publicado pela Editora Madalena, e sobre o trabalho de Diniz, comenta: “Quando eu vi pela primeira vez me veio à memória os seriados de TV: National Kid e Viagem ao Fundo do Mar - inspirado em Julio Verne - uma série de histórias de um mundo mítico apresentado pela TV nas décadas de 60 e 70, que denunciam uma relação fortíssima do menino que virou engenheiro, que virou fotógrafo”.

 Sobre José Diniz (www.josediniz.com.br) - nasceu em Niterói - RJ, em 1954, e se especializou em fotografia e artes visuais. Neto de um dos fundadores da Sociedade Fluminense de Fotografia, um dos principais fotoclubes do país, Diniz foi levado à fotografia pelas mãos do avô Durval Baptista Pereira. Enquanto do pai, herdou a fascinação pelas figuras marinhas. Foi ele, o artista plástico José Maria Nogueira Diniz, quem influenciou o filho a estudar no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), onde aprendeu com o concretista Ivan Serpa. Em 2011, foi escolhido como Biennieal Discoveries pelos curadores do FOTOFEST; Em 2012, venceu o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia; e em 2013, a revista British Journal of Photography publicou matéria recomendando como um dos fotógrafos para se ver.

Abertura:
Data: 2 de julho, quinta-feira (durante a FLIP)
Horário: a partir das 19h30
Galeria Zoom de Fotografia
Endereço: Rua do Comércio, 05  - Centro Histórico - Paraty (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário