Etapa estadual dos Joguinhos Abertos é lançada em Itajaí

O lançamento da etapa estadual da segunda maior competição poliesportiva de Santa Catarina ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí nesta quinta-feira, 2. Os Joguinhos Abertos foram apresentados com imagens em slides e vídeo para autoridades, atletas da região do Vale do Itajaí, imprensa e comunidade em geral. O município será sede da 28ª edição do evento que receberá entre os dias 25 de julho e 1º de agosto 4.500 atletas de 90 cidades catarinenses.
Presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, em discurso no lançamento da etapa estadual dos Joguinhos AbertosFoto: Pamela Marin/Fesporte
O presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, prestigiou a cerimônia e agradeceu às equipes envolvidas da realização do evento. “O Governo do Estado por meio da Fesporte está organizando mais uma edição dos Joguinhos com a intenção de fomentar a cidadania, estimular a prática esportiva e proporcionar ao jovem a oportunidade de vivenciar aspectos reais da vida, como aprender a lidar com a competição, vitórias e perdas, temas importantes para o desenvolvimento integral do atleta”, ressalta.
Os atletas inscritos para participar das 14 modalidades esportivas têm idades entre 13 e 19 anos. Entre eles, está o jogador de handebol da seleção brasileira, André Amorin, 18 anos. Após as disputas, o bicampeão Panamericano viaja para Rússia, onde disputará o Mundial Juvenil. André recomenda e fala sobre a importância dos Joguinhos de Santa Catarina em sua vida. “O evento da Fesporte foi o grande incentivador para que eu pudesse realizar o sonho de me tornar um jogador da seleção. Foi um verdadeiro estímulo na minha carreira dentro do esporte.”
Outras promessas do esporte, que participarão dos Joguinhos, e defendem a seleção brasileira são: Patrick Aguinaldo Barbosa (convocado para representar o Brasil no Panamericano Juvenil), João Paulo Gonçalves (titular da seleção de judô peso pesado sub 18 no Panamericano e no Mundial) e a lutadora Thawana Schopchaki, atleta destaque no karatê, ela também iniciou carreira nos Joguinhos e garante participação na edição 2015. “Estou bastante ansiosa por essa competição, pois vai me ajudar no preparo para a seletiva da seleção e para os jogos regionais em que participo ainda neste mês em São Paulo.”
Atletas da Seleção João Paulo Gonçalves e Thawana Schopchaki com o presidente da Fesporte e coordenador da CCO dos Joguinhos. Foto: Pamela Marin / Fesporte
O presidente do Comitê Organizador Local dos Joguinhos Abertos, Álvaro Provesi, destaca a grande estrutura que está sendo preparada para receber os atletas em Itajaí. “Faltando menos de um mês, todas as modalidades já têm local definido para serem disputadas. Esperamos atender todas as expectativas da Fesporte e dos principais protagonistas do evento, os atletas”.
Confira os locais de competição
O Centreventos, maior espaço utilizado para os jogos, além de ser a sede do comitê organizador e do centro de mídia, irá receber também as provas de luta (taekwondo, judô e karatê) e de ginástica (artística e rítmica).
Os ginásios da Univali e Gabriel João Collares serão a casa do handebol; na estrutura da AABB e do Colégio Salesiano serão as provas de basquete; os estádios Hercílio Luz, 9 de Julho, Clube Náutico Almirante Barroso e Dulcídio Costa receberão os jogos de futebol de campo; o Clube Fazenda ficará com os jogos de xadrez, no Clube de Campo Itamirim serão realizados os jogos de tênis e as provas de natação.
A pista municipal de Ciclismo será invadida pela a turma do downhill e da BMX, isso sem contar as provas de ciclismo de contra-relógio e estrada que serão realizadas nas principais ruas da cidade. Logo ao lado, na pista municipal de Atletismo, corredores e saltadores farão as provas da modalidade. Já os jogos de vôlei de praia serão na Praia da Atalaia, enquanto que os duelos do vôlei de quadra serão nos ginásios Ivo Silveira e do Colégio São José.
Os jogos de futsal serão disputados nos ginásios Gabriel João Collares e no Jucílio de Castro Fernandes – este último receberá, nos próximos dias, a aplicação do piso em polipropileno, material especial que garante a prática de diferentes modalidades esportivas no mesmo espaço. Esta será a única melhoria na estrutura utilizada nos JASC de 2014 e representa um investimento na ordem de R$ 170 mil que o Governo do Estado faz no município.
Locais e dias de competições
Local
Modalidade
25/07
26/07
27/07
28/07
29/07
30/07
31/07
01/08
Centreventos
CCO / Judô / Taekwondo / Karatê /
Ginásticas
x
x
x
x
x
x
x
x
Ginásio Univali
Handebol

x
x
x




Ginásio Fayal
Tênis Mesa


x
x
x
x
x

Ginásio Salesiano M/F
Basquete Feminino


x
x
x
x
x
x
Ginásio / AABB
Basquete Masculino

x
x
x
x
x
x

Ginásio São José
Vôlei Fem.

x
x
x




Ginásio Ivo Silveira
Vôlei Masc.

x
x
x
x
x
x
x
Ginásio Cardeiros
Futsal Fem.

x
x
x
x
x
x
x
Ginásio Gabriel Collares
Futsal / Handebol

x
x
x
x
x
x
x
Pista Municipal de Atletismo
Atletismo

x
x





Salão da Soc. Fazenda
Xadrez

x
x
x
x
x


Clube de Campo Itamirim
Natação

x
x





Clube de Campo Itamirim
Tênis

x
x
x
x
x
x
x
Pista Municipal de Ciclismo
Ciclismo

Xco
morro
CRI
S.R
EST
S.R
BMX
Pista



Hercílio Luz, Clube Náutico Almirante Barroso, 09 de Julho e Dulcídio Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços