sábado, 4 de julho de 2015

Congresso Net-Ativismo

O Centro de Pesquisa Internacional Atopos, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, promove, em outubro e novembro, a segunda edição do Congresso Internacional de Net-Ativismo. Com eventos consecutivos em Roma (22 e 23 de outubro), Paris (3 e 4 de novembro), Porto (5 e 6 de novembro) e São Paulo (16 a 18 de novembro).
O evento possui um caráter acadêmico, voltado para estudiosos brasileiros e estrangeiros que pesquisam o ativismo nas redes digitais, nos mais diversos campos disciplinares. O evento em São Paulo será na ECA e terá a presença de pesquisadores internacionais e de representantes dos principais movimentos net-ativistas brasileiros.
O objetivo é promover, ampliar e consolidar a reflexão sobre o ativismo em redes digitais a partir de pesquisas em andamento no Brasil e no mundo. “As diversas formas de participação e protagonismos que se difundem nas redes digitais no mundo inteiro não são apenas expressões de um novo tipo de esfera pública, nem o advento de um tipo de opinião pública digitalizada, mas constituem-se como uma nova arquitetura do social, na qual territórios, pessoas, dados, dispositivos, biodiversidades conectam-se, modificam-se, alteram-se, desenvolvendo um novo tipo de condição habitativa, cuja compreensão desafia as categorias e os conceitos produzidos pelas disciplinas das ciências sociais e da comunicação“, explica o professor Massimo Di Felice, da ECA e coordenador geral do evento e do Centro de Pesquisa Internacional Atopos.
Além de conferências e mesas-redondas, no Brasil, haverá a formação de Grupos de Trabalho para a apresentação de comunicações originais de trabalhos de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação. Serão aceitas somente as contribuições adequadas aos temas de cada grupo de trabalho, que trataram desde ações net-ativistas e participação política até empreendedorismo em redes digitais.
O resumo dos trabalhos pode ser enviado até o dia 16 de agosto pelo site do evento, no qual também se encontra a relação dos GTs. Os resumos selecionados serão divulgados no dia 7 de setembro.
Os eventos em Paris, Roma e Porto terão datas específicas para inscrições e apresentação de trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário