Comitiva da Feam participa de encontro na França sobre clima

 

Delegação participou do "Cites Unies France Forum" e do "Worl climate and territories summit"
O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), foi convidado para participar do Cites Unies France Forum e do World climate and territories summit, nos dias 1º e 2 de julho, em Lyon, na França.
O primeiro evento se trata de um fórum da Federação de Governos locais e regionais franceses envolvidos em cooperação descentralizadas. Já a Cúpula Mundial do Clima & Territórios é considerado um evento chave na agenda global do clima, sendo o principal encontro de governos subnacionais e locais e outros intervenientes não estatais na liderança até da COP21 em Paris.
De acordo com o presidente da Feam, Diogo Melo Franco, o Governo de Minas Gerais foi convidado pela Agência Francesa de Meio Ambiente e Gestão da Energia - ADEME e pelo Conselho Regional de Nord Pas de Calais, instituições que possuem parceria com o Estado para o desenvolvimento de políticas públicas de energia e mudanças climáticas.
No primeiro evento, foram apresentados os resultados das diferentes cooperações descentralizadas francesas. Já na Cúpula Mundial do Clima & Territórios, foram discutidos e preparados os debates para o encontro da COP21 em dezembro, a fim de reforçar a perspectiva territorial sobre o tema das mudanças climáticas.
O presidente da Feam apresentou, nos dois eventos, o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais, considerado exemplo de sucesso de cooperação internacional descentralizada. “O rascunho de recomendações para a COP21, que está sendo trabalhado na Plenária do encontro, reconhece o PEMC como um "best practice"”, ressaltou o presidente.
O evento contou com a presença do presidente Francês François Holland e outros líderes europeus. A comitiva da Feam contou, além do presidente da Feam, do Gerente de Energia e Mudanças Climáticas, Felipe Nunes e da analista ambiental, Cibele Mally de Souza. A Cúpula Mundial do Clima & Territórios termina nesta quinta-feira (2/7) com a conclusão do texto a ser levado para a COP21.
Visitas
Nos próximos dias a comitiva, da Feam fará visitas a observatórios do clima. Uma das visitas será em Lille, onde a missão conhecerá o Observatório Clima e Energia da Região de Nord Pas de Calais (NPDC) para elaboração de ferramenta similar em Minas Gerais, próximo passo no acordo de cooperação internacional entre Minas Gerais e a região de Nord Pas de Calais e a Agência Francesa de Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços