Comissão rejeita transferência temporária do governo federal para cidade paulista

A Comissão de Cultura rejeitou, na quarta-feira (1º), o Projeto de Lei 5588/13, do deputado Missionário José Olímpio (PP-SP), que determina a transferência temporária e simbólica da sede do governo federal de Brasília para Itu (SP), anualmente, no dia 18 de abril.
A ideia do autor é homenagear a cidade na data em que foi realizada a Convenção de Itu – “a primeira convenção republicana do País” –, que ocorreu em 1873. O objetivo do encontro foi organizar o movimento republicano na então Província de São Paulo.
O relator, deputado Sérgio Reis (PRB-SP), foi contrário à proposta. “É inegável que as articulações das forças políticas que no Brasil resultaram no fim do Império e na proclamação da República foram bem mais complexas e de abrangência bem maior”, disse.
“Tanto a abolição da escravatura e suas consequências para a organização da sociedade da época, quanto a insatisfação entre os militares, desde a Guerra do Paraguai, e ainda questões de cunho religioso contribuíram conjuntamente, neste período histórico, para o avanço da chamada onda republicana. Seria, portanto, historicamente injusto destacar apenas uma cidade brasileira”, completou.
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade