Bombeiros são homenageados com entrega de medalhas

Nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro nesta quinta-feira (02) Corpo de Bombeiros do Paraná homenageou oficiais e praças da reserva e os bombeiros militares estaduais da ativa que completaram 10, 20, 30 anos de serviço na instituição. A solenidade, que aconteceu no Quartel de Comando do Corpo de Bombeiros no centro de Curitiba, foi palco ainda do lançamento de um gibi educativo sobre cuidados com o uso de gás em residências, que será distribuído às crianças posteriormente.

Os homenageados entraram na reserva remunerada entre 2 de julho de 2014 até a presente data. Também foram agraciados os bombeiros militares que completaram 30, 20 e 10 anos de serviço com a Medalha Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze.

Participaram da solenidade o secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fabio Mariano de Oliveira, o diretor-geral da Sesp, Francisco José Batista da Costa, diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), coronel João Francisco dos Santos Neto, ex-comandantes do Corpo de Bombeiros, demais oficiais e praças da ativa e reserva.

Para o secretário Mesquita, o Corpo de Bombeiros goza de prestígio e confiança diante de toda a população paranaense, devido ao desempenho e dedicação pela vida e segurança das pessoas. “A atividade do Corpo de Bombeiros é uma atividade que exige dedicação e profissionalismo, e é uma instituição reconhecida mundialmente, pois possui grande credibilidade com a comunidade local e internacional, atuando em momentos de crise para proteger o cidadão”, disse.

Ele também ressaltou a importância dos bombeiros militares que contribuíram mais de três décadas na instituição e que são a base para o futuro. “As relações pessoais são tão rápidas hoje que as pessoas raramente permanecem em suas carreiras profissionais até o fim, mas estes bombeiros cumpriram sua missão até o fim e merecem todo o nosso agradecimento”, afirmou o secretário.

O comandante da PM, coronel Tortato, disse na solenidade que o Corpo de Bombeiros é uma instituição de grande credibilidade com a população e isso acontece porque uma grande instituição se faz com grandes homens e mulheres, que estão em constante evolução e aperfeiçoamento de técnicas pelo bem dos cidadãos paranaenses.

Respondendo pelo Comando do Corpo de Bombeiros, o coronel Fabio Mariano apontou a evolução e aperfeiçoamento do trabalho de bombeiro ao longo da história, que hoje é a base da credibilidade da instituição com a comunidade.

“É um momento de muita alegria para homenagearmos os que já passaram para a reserva e que ajudaram a construir essa instituição”, disse o coronel Mariano. “Durante nossa história evoluímos e a tecnologia se faz presente por meio dos investimentos do estado. A nós bombeiros foi confiada a atribuição legal de salvar vidas, o que para muitos já é uma vocação natural”, afirmou.

SONHO DE CRIANÇA - No Corpo de Bombeiros, agora major da reserva, Paulo Cesar Moreira começou como cabo e foi até major na instituição e passou pra vários setores. Desde pequeno alimentava o sonho de ser bombeiro militar. “Desde os 2 anos de idade já tinha esse desejo”, disse ele. “De uma família pobre, pintava tijolos para fazer de conta que eram minhas viaturas de combate a incêndio. Foram cerca de 13 tentativas para entrar no Corpo de Bombeiros, cheguei a largar um emprego de contabilidade para concretizar o meu sonho. Fiz vários cursos dentro do Corpo de Bombeiros e participei de inúmeros salvamentos e ações de resgate”, afirmou.

DIA DO BOMBEIRO - Criado por meio de um decreto em 1954 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Dia Nacional do Bombeiro lembra a dedicação e importância da atividade do bombeiro militar em ações de resgate e prevenção, além de atividades de Defesa Civil, como aconteceu recentemente no interior do estado, em que muitas famílias que estavam isoladas por causa dos alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas foram socorridas e atendidas pelos bombeiros militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços