domingo, 28 de junho de 2015

UEPG volta às aulas na segunda-feira

Fachada do prédio central da UEPG. Foto: Joka Madruga/Seti
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou nesta quinta-feira (25), em reunião extraordinária, o novo calendário de 2015, suspenso em 19 de maio. Com o fim da paralisação dos agentes e a suspensão da greve dos professores, as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação serão retomadas na segunda-feira (29/6) e seguem até 5 de março de 2016.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, relator da matéria, a recomposição do calendário preserva o direito dos alunos em relação aos dias letivos e à carga horária necessária para a validação das disciplinas.

Considerando os dois períodos de greve dos servidores (de 9/2 a 11/3 e de 22/4 a 25/6), o pró-reitor disse que para a elaboração do novo calendário foram computados 30 dias de aulas, sem paralisação; 40 dias de calendário aberto, com greve; e 34 dias de calendário suspenso. A proposta apresentada contempla 235 dias letivos.

A matéria foi colocada em discussão pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, que presidiu a sessão, e abriu espaço para manifestações de representantes da comunidade universitária e entidades sindicais, além do espaço regimental dado aos conselheiros.

COMO FICA O ANO LETIVO – Com proposta formulada pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, o novo calendário ficou assim definido: o fim do primeiro semestre passou para 12 de setembro, com semana de exames de 14 a 19 de setembro; início do segundo semestre em 21 de setembro, com aulas até 23 de dezembro; recesso de final de ano, de 24 de dezembro a 2 de janeiro; férias administrativas e acadêmicas de 4 de janeiro a 2 de fevereiro; volta às aulas em 3 de fevereiro, com encerramento em 5 de março; e reserva do período de 7 a 12 março para exames finais e recomposição de carga horária.

Ficou em aberto a possibilidade de apresentação de propostas de adequações oriundas de discussões nos colegiados de curso e setoriais.

Na reunião também foi aprovado o novo calendário do curso de Medicina, que se diferencia dos demais cursos em razão de ter o ano letivo com entrada em julho. Foram homologadas ainda as datas de provas do Vestibular de Inverno 2015 (6 e 7 de setembro) e aprovados os cronogramas do Vestibular de Verão 2015 e Processo Seletivo Seriado – PSS 2015.

POSSE – No início da sessão, foram empossados os conselheiros Elizabeth Silveira Schmidt (titular) e Ary Fernando Guimarães Lovatto (suplente), representantes do Governo Municipal no Conselho Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário