Telmário alerta para aumento da violência contra indígenas Da Redação


O número de índios assassinados no Brasil voltou a crescer em 2014, após pequeno recuo no ano anterior, informou o senador Telmário Mota (PDT-RR), em discurso no Plenário nesta sexta-feira (26).
O Relatório da Violência contra os Povos Indígenas, divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mostra que 70 índios foram vítimas de homicídios no ano passado, contra 53 em 2013.
— As violações contra os povos indígenas se expressam também no aumento do número de casos de suicídios, mortes por desassistência à saúde, mortalidade na infância, invasões e explorações ilegais de recursos naturais, omissão e morosidade na regularização de suas terras —completou, ao informar que 135 indígenas se suicidaram em 2014, sendo o pior resultado em 30 anos.
Segundo o senador, do total de assassinatos, 25 aconteceram no Mato Grosso do Sul; 15, na Bahia; 10, no Amazonas; 4, em Pernambuco e mesmo número em Minas Gerais; 3, no Pará e no Rio Grande do Sul; 2, no Tocantins e em Mato Grosso; e 1, em Goiás, Santa Catarina e São Paulo.
Para agilizar a regularização de reservas indígenas e reduzir os conflitos, Telmário defendeu a aprovação do PLS 417/2011, que prevê o pagamento por benfeitorias e pelo valor da terra em casos de desapropriação de fazendas ocupadas antes de 1988 e que estejam documentadas.
— Eu já estava com o relatório quase totalmente pronto quando fui surpreendido com um requerimento do senador Romero Jucá [PMDB-RR] solicitando que o projeto fosse encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais — lamentou.

Detran de Roraima

No início do seu pronunciamento, Telmário elogiou o presidente do Detran de Roraima, Juscelino Pereira, e toda a equipe do órgão, pela redução de 10% da mortalidade em acidentes de trânsito do estado, em cinco meses.
— Espero que melhore muito mais ainda esse índice, até zerar, se possível, mas eu quero parabenizar o presidente e todos que fazem o Detran de Roraima, por esse trabalho sério, educativo, responsável, que está sendo feito lá no nosso estado.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços