sábado, 27 de junho de 2015

Simpósio discute produção mecanizada e tecnologias para a lavoura 
 
 
 
O 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira abre na próxima terça-feira, 30 de junho, a programação da Expocafé 2015. O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), antecede a abertura da feira ao público (1º a 3/7) e é uma oportunidade para o intercâmbio de informações sobre tecnologias e produção mecanizada.
Durante o Simpósio, pesquisadores, professores universitários, técnicos, estudantes e cafeicultores participarão de debates sobre manejo e mecanização da lavoura, pós-colheita, escassez hídrica e reaproveitamento da água utilizada na lavagem do café. As palestras serão ministradas por profissionais de UFLA, EPAMIG, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), representantes de empresas de máquinas e consultores privados.
O professor da UFLA Fábio Moreira apresentará o tema “Analise técnica e econômica da mecanização da lavoura cafeeira”. Moreira, que é um dos coordenadores do Simpósio, informa que o foco desta edição será operações de manejo mecanizado, que vão do plantio à colheita. “O cafeicultor não deve mais pensar apenas em colheita mecanizada, ele precisa planejar a mecanização desde o momento do plantio ou reposição da sua lavoura”, explica, acrescentando que no Sul de Minas, atualmente, apenas 5% da população total está disponível para a mão de obra na cafeicultura.
Os pesquisadores Sérgio Maurício Lopes Donzeles (EPAMIG) e Sammy Fernandes Soares (Embrapa/ EPAMIG) apresentarão o tema “Reuso da água no processamento do café”. A palestra, que começa às 10h, vai destacar o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias – SLAR - desenvolvido em parceria por EPAMIG, Embrapa Café e Incaper. O Sistema, que é de baixo custo e pode ser construído pelo próprio cafeicultor, é constituído por caixas e peneiras e possibilita o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos grãos. Após a remoção de parte dos resíduos, a água pode ser reutilizada na irrigação de lavouras e em novos processos de lavagem e descascamento do café, permitindo uma economia de água superior a 50%.
O 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira acontece no dia 30 de junho, na tenda de eventos da Expocafé, das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas antecipadamente até o dia 28 de junho pelo site www.expocafe.com.br.
Expocafé 2015
A Expocafé é considerada a maior feira do agronegócio café no Brasil em maquinários e insumos. O evento criado em 1998, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), acontece anualmente no Campo Experimental da EPAMIG, em Três Pontas (Sul de Minas Gerais). A feira estará aberta ao público entre 1º e 3 de julho. Para 2015 a expectativa é de que o evento, que contará com cerca de 150 expositores, em uma área superior a 12 mil metros quadrados, receba um público de 22 mil participantes.
Serviço
6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Data: 30 de junho de 2015
Horário: 8h às 18h
Local: Tenda de eventos da Expocafé 2015 – Campo Experimental da EPAMIG - Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem, Km 6 – Zona Rural -Três Pontas (MG)
Inscrições antecipadas: até o dia 28 de junho pelo site www.expocafe.com.br
Foto: Erasmo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário