Secretária de Educação participa de encontro regional do Censo Escolar‏

A secretária municipal de educação de Apucarana, professora Marli Fernandes, participou hoje (26/06) de encontro regional sobre o Censo Escolar, a convite do deputado federal Alex Canziani (PTB). O evento foi realizado na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina, e a secretária esteve acompanhada da coordenadora municipal da documentação escolar, Suely Cóis.

O Censo Escolar é um banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que coleta anualmente, junto às escolas privadas e públicas municipais e estaduais, informações relativas ao número de alunos, às taxas de aprovação e reprovação, ao número de evasões e transferências e à estrutura física das instituições de ensino.

Os dados levantados são utilizados para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área educacional, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). “Estamos em dia com as informações e buscamos mais recursos do Governo Federal, para garantir um ensino integral de verdade”, assinalou Marli Fernandes.

O encontro, promovido por iniciativa do deputado federal Alex Canziani, contou com a participação de secretários municipais de educação e de representantes dos núcleos de educação das regiões de Paranavaí, Maringá, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Apucarana e Londrina.

O objetivo do evento foi esclarecer dúvidas sobre o preenchimento dos formulários técnicos do Censo Escolar. “Um prefeito da região me disse que uma instituição de ensino da sua cidade não estava recebendo recursos porque completou incorretamente os dados, mas já não havia tempo hábil para retificar. Então resolvemos promover esse encontro entre os colaboradores do INEP e os secretários municipais de educação para melhor instruí-los”, disse o deputado.

Durante a manhã, os presentes assistiram a uma palestra ministrada pela Coordenadora Geral do Censo da Educação Básica do INEP/MEC, Célia Cristina de Souza Gedeon Araújo. Já no período vespertino, os trabalhos foram dirigidos pela Coordenadora de Informações Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Karla Tereza Jurgensen.

A secretária de educação de Apucarana, professora Marli Fernandes, destaca que a coleta de dados para o Censo Escolar 2015 já está em andamento nas instituições de ensino apucaranenses. “Nós estamos bem adiantados no processo de registro das informações na plataforma e acredito que não enfrentaremos problemas, pois todos os nossos servidores foram capacitados previamente”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços