Orquestra Sinfônica do Paraná toca Stravinsky e Mendelssohn

Stefan Geiger_Fotografia ©Karin van der Broocke
A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (28), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) sob a regência do maestro alemão Stefan Geiger. Para compor o repertório Geiger escolheu duas obras: Suíte do Balé “Pulcinella”, de Igor Stravinsky; e a “Sinfonia n°4 em lá maior, conhecida também como “Italiana”, de Felix Mendelssohn.

Em julho, Geiger retorna a Curitiba para apresentar um programa especial, o concerto/filme “Metropolis, com exibição da película (de Fritz Lang) e a Orquestra Sinfônica do Paraná tocando ao vivo.

Esta é a terceira vez que Stefan Geiger rege a Orquestra Sinfônica do Paraná. A primeira foi em 2012 quando apresentou um concerto tocando ao vivo a música de Wolfgang Zeller, do filme mudo “As aventuras do príncipe Achmed”, mostrado em um telão, novidade bem aceita pelo público curitibano. Já em 2014, seu retorno, não menos aplaudido, apresentou um programa de concerto, incluindo cinco peças infantis.

O MAESTRO - Stefan Geiger iniciou sua carreira como trombonista solo da Ópera Estadual da Baviera e se destacou em seu país e no estrangeiro colaborando com diversas orquestras e ensembles. Ele é o diretor artístico da Orquestra Juvenil do Estado de Bremen e o fundador do Games Music Award alemão, realizado ao vivo em cooperação da Arte TV, em 2013.

PROGRAMA - A suíte do Balé Pulcinella abre o concerto. A obra do compositor russo Igor Stravinsky foi composta em 1920, por encomenda de Sergei Diaghilev, um dos maiores produtores de balé do mundo, para o Ballets Russes. Stravinsky é considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século 20, assim como Pablo Picasso na pintura e James Joyce na literatura. Entre suas composições mais famosas estão “O Pássaro de Fogo”, “Petruchka” e “A Sagração da Primavera”.

A segunda peça musical do concerto, “Sinfonia n°4 em lá maior, Op. 90”, também conhecida como “Italiana”, do alemão Felix Mendelssohn, levou três anos para ser escrita. Ficou pronta em 1833. Entre as obras mais conhecidas do compositor se destacam “Sonho de uma Noite de Verão” - que inclui a famosa marcha nupcial - e os oratórios “São Paulo” e “Elijah” (Elias).

SERVIÇO: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Data: 28 (domingo).

Horário: 10h30.

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão – Curitiba – Paraná.

Ingressos: R$ 20,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços