Na abertura do 50º Festival de Parintins, governador José Melo destaca potencial turístico da festa folclórica

FOTO: HERICK PEREIRA/SECOM
FOTO: HERICK PEREIRA/SECOM
O governador do Amazonas, José Melo, destacou o potencial turístico do Festival Folclórico de Parintins na abertura da festa na noite desta sexta-feira, 26 de junho. O Governo do Estado, segundo ele, concentrou esforço para trazer ao festival embaixadores de dez países, como parte da articulação para impulsionar a divulgação turística do evento e também do Amazonas como destino turístico e de novos investimentos.
O convite aos embaixadores foi articulado pelas Secretarias de Estado da Cultura e de Planejamento (Seplan), que também trabalha na divulgação de outras potencialidade econômicas da região.  “Temos aqui um evento de grande porte que eleva o Amazonas a uma posição de destaque no Brasil e no mundo. É uma força que atrai os turistas e movimenta a economia”, frisou José Melo.
O governador chegou por volta das 20h30 ao Bumbódromo de Parintins, a arena onde os bois-bumbás Garantido e Caprichoso disputam mais um título do festival. Acompanhado da primeira-dama, Edilene Gomes de Oliveira, ele recepcionou políticos, autoridades e empresários, entre os quais o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que chegou acompanhado do senador Aécio Neves.
Também foram recepcionados no Bumbódromo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho, o presidente do banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o presidente da Coca Cola Brasil, José Ramón Martínez.
Em entrevista aos jornalistas no Bumbódromo, José Melo ressaltou ainda os investimentos que o Governo do Estado vem realizando em Parintins para melhorar a infraestrutura da cidade, também incentivando o turismo. Ele disse que os investimentos do Governo no município incluem projetos de diversificação econômica, como o que incentiva a piscicultura.
Festa na Amazônia – Na abertura do cinquentenário do festival, José Melo ressaltou a criatividade e riqueza cultural do povo parintinense. “O Festival folclórico de Parintins é um símbolo da criatividade do nosso povo e da força da cultura amazonense, da nossa Amazônia. Nos orgulha e nos surpreende. Nessas três noites não tenho dúvidas de que vai encantar e emocionar mais uma vez e, por isso, o povo de Parintins e os bois Caprichoso e Garantido estão de parabéns mais uma vez”.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, promove o festival, que este ano recebeu recursos da ordem de R$ 9,6 milhões destinados às apresentações dos bumbás, a operacionalização e logística dos jurados e iluminação e sonorização do Bumbódromo.
A expectativa é que cerca de 60 mil turistas visitem a ilha nos três dias da festa, que termina no domingo, 28 de junho. Maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins também tem o apoio da Coca-Cola, Bhrama, Bradesco, Petrobras, Correios, Eletrobras e Vivo, além do apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Ao todo, 30 órgãos e instituições das esferas Federal, Estadual e Municipal estão envolvidos na realização do festival.
Ainda no Bumbódromo, o governador visitou o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), que coordena as ações de segurança desenvolvidas durante o festival. No local, representantes de mais de 30 órgãos que atuam de forma integrada no município acompanham o desenvolvimento das ações. Por meio do CICC-L, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) monitora 22 pontos considerados de interesse para a segurança em toda a cidade de Parintins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade