domingo, 28 de junho de 2015

Idosos reforçam fiscalização do Detro para garantir gratuidade

Grupo trabalha em parceria com agentes para flagrar motoristas infratores


A Secretaria de Transportes, por meio do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), ganhou um reforço especial para a fiscalização das gratuidades: os “Velhinhos Espiões”. Cansado de sofrer com o desrespeito à Lei da Gratuidade, um grupo de idosos tornou-se aliado no combate deste tipo de irregularidade. A medida foi criada em razão das constantes reclamações recebidas por meio da ouvidoria do Detro, 300 desde o início do ano, apenas com relação à gratuidade.

Atualmente, o grupo de voluntários conta com a participação de dez homens e mulheres entre 65 e 84 anos, todos aposentados, moradores da Região Metropolitana do estado. Eles atuam quinzenalmente, sempre em áreas distintas. Desde o mês de maio, 12 operações já foram realizadas com apoio do grupo de idosos e, ao todo, R$ 60 mil em multas foram aplicadas às empresas infratoras.

Acompanhados de fiscais à paisana, os idosos fazem sinal para o ônibus. Caso o motorista não pare, o veículo é interceptado por outros agentes do Detro, que ficam posicionados em um bloqueio mais à frente, fora do campo de visão do motorista de ônibus. Além da multa de R$ 1.890,31, os fiscais também orientam os motoristas sobre a importância do respeito à gratuidade.

– A participação e o apoio do usuário são fundamentais para o combate ao desrespeito à gratuidade. Para realizarmos o flagrante, nossos voluntários fazem a diferença. Estamos comprometidos a combater energicamente o desrespeito à Lei da Gratuidade, pois isso prejudica a quem mais precisa. Esses idosos merecem nosso agradecimento e reconhecimento, pois são cidadãos exemplares, doando seu tempo em benefício da coletividade – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Aos 70 anos, aposentada comanda “Tropa de Elite”

“Os anos passam, mas a vida continua”. Com esse mantra, Martha Camargo, 70 anos, técnica de enfermagem aposentada, se encontra com suas amigas de hidroginástica para uma missão especial: formar a tropa de elite “Velhinhos Espiões”.

O time – criado pela Secretaria de Transportes em parceria com o Detro – é voluntário e, junto com os fiscais do Detro, percorre os pontos identificados por idosos que já tiveram o acesso gratuito ao transporte intermunicipal negado pelas empresas de ônibus.

Na última sexta-feira (19/6), Martha ajudou a flagrar, em Itaboraí, dois ônibus que não aceitavam a gratuidade. Graças a sua atuação, a empresa foi autuada e multada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário