Gestores do esporte recebem orientação para elaboração de projeto e captação de recursos

Gestores do esporte e secretários municipais participaram nesta quinta-feira (25 de junho), em Curitiba, de um curso de capacitação para elaboração de projetos e captação de recursos do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Foto: Sec.Esporte
Gestores do esporte e secretários municipais da área participaram quinta-feira (25), em Curitiba, de um curso de capacitação para elaboração de projetos e captação de recursos do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. De 72 propostas, 16 foram selecionadas pela Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná, que fornece apoio técnico para a formatação adequada de propostas encaminhadas ao Ministério dos Esportes. Três manifestações de projetos foram apresentadas: esporte de participação, rendimento e educacional.

O evento foi organizado pelo gestor de Supervisão de Inovação e Desenvolvimento, Antônio Carlos Dourado, e a coordenadora de Ação Estratégica, Joselene Anjos.

AÇÃO IMPORTANTE - Na abertura, o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, enfatizou a importância de a secretaria orientar os gestores. “As pessoas devem entender o esporte como uma ação importante, que faz parte do processo de educação e que, também, contribui com a saúde”, disse ele.

Solange Duarte, que integra o núcleo de convênios da secretaria, orientou sobre a inscrição de projetos no sistema Siconv, do Governo Federal. “É importante buscar recursos para viabilizar propostas. Há disponibilidade de dinheiro. Por isso a orientação é essencial para a inscrição.”

Já a professora Márcia Oliveira, da assessoria de Assuntos Estratégicos da Secretraria do Esporte e Turismo, apontou outras entidades como alternativa de recursos. “Temos instituições bancárias, agências de fomento e grandes empresas que lançam editais para atender ao terceiro setor e a administração pública. Hoje há a cultura da responsabilidade social corporativa que viabiliza diversos projetos sociais”, explicou ela.

CAMINHADA - Um dos projetos que só depende da captação foi elaborado pelo diretor e coordenador de eventos de Guaratuba, Marcelo Tadeu Mariucci Mascarin. A proposta cria a “Caminhada Orientada e Monitorada”, que visa envolver 15 mil pessoas durante a temporada de verão.

O evento, que será realizado na orla, tem o objetivo de atender população local e veranistas. “Além de realizar na temporada, queremos também promover durante o ano mensalmente”, afirmou o coordenador.

A representante do município de São João do Caiuá, no Noroeste do Paraná, Daliene Malvezzi, destacou um programa educacional que atenderá 380 crianças no contra turno escolar. É bem significativo para o município, que apresenta população de 5.911 habitantes e IDH baixo.

Com as modalidades do basquete, handebol e voleibol, o projeto municipal deve ser promovido no ginásio de esportes da própria cidade. “É uma maneira de ocupar o tempo ocioso das crianças. A intenção é evitar o contato dos jovens com práticas ruins”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços