quarta-feira, 24 de junho de 2015

Fórum Regional de Governo Mucuri tem novo encontro no dia 18 de julho

 

 

Após a instalação do programa pelo governador em Teófilo Otoni, lideranças da região discutiram o formato dos fóruns

Após a instalação do Fórum Regional de Governo – Mucuri ,na manhã desta terça-feira (23/6) em Teófilo Otoni, com a presença do governador Fernando Pimentel, lideranças políticas e sociais da região participaram, na parte da tarde, da chamada Assembleia Geral dos Fóruns para tirarem as dúvidas e entenderem o funcionamento do projeto. A próxima reunião do fórum foi marcada para o dia 18 de julho, também em Teófilo Otoni.
Na tarde de terça-feira, secretários de Estado e o coordenador do programa, Fernando Tadeu, explicaram o funcionamento do programa à sociedade e ouviram demandas. O Território de Desenvolvimento Mucuri, o terceiro instalado do total de 17 fóruns – antes, aconteceram os de Montes Claros e Araçuaí – é integrado por 29 municípios, divididos em três microterritórios: Águas Formosas, Nanuque e Teófilo Otoni.
A partir de agora, a população dos 29 municípios do Território Mucuri poderá preencher formulários com sugestões de ações a serem desenvolvidas pela atual gestão. Elas serão divididas em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, segurança pública e educação. Após esta etapa, os pontos prioritários serão incluídos no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
A representante do Comitê dos Afluentes do Mucuri, Alice Godinho, ressaltou a iniciativa do governo estadual. “Estou surpresa com o ineditismo. É a primeira vez que vejo isso acontecer, as situações sendo tratadas com a população”, disse. Segundo ela, uma das questões que merecem atenção da nova gestão é a preservação das nascentes e da vegetação.
Já Maria dos Anjos Ramos, da Associação dos Bairros de Teófilo Otoni, afirmou que o programa valoriza a população. “Democracia é isso. A população participando das decisões, sendo corresponsável pelas políticas públicas. A gente se sente valorizada”, afirmou. Ela defendeu, ainda, o trabalho de regularização fundiária na região.
No próximo encontro, serão definidos os representantes da sociedade civil, lideranças políticas e representantes do governo que irão fazer parte do grupo de trabalho para definir as prioridades e os projetos que serão desenvolvidos na região ao longo dos próximos anos.
Os fóruns serão compostos por representantes da sociedade civil organizada e não-organizada, prefeitos, vereadores, integrantes dos Legislativos estadual e federal e membros dos governos estadual e federal.
A agenda de todos os 17 Fóruns será disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e assim ter o acesso às informações sobre os grupos de trabalho de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do email forunsregionais@governo.mg.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário