Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana promove extensa programação em 2015

Com a temática "O que te afeta", evento terá espetáculos de teatro e dança, shows e concertos, palestras e mesas de debate, exposições e oficinas
Carol Vieira/Ufop
Lançamento do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2015
Lançamento do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2015
A organização do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015 promoveu nessa terça-feira (23/6), no Museu das Minas e do Metal – MM Guerdau, o anúncio da programação do evento, que acontece de 8 a 19 de julho.  A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) promoverá extensa programação cultural gratuita composta por espetáculos de teatro e dança, shows e concertos, palestras e mesas de debate, exposições e oficinas.
“A Secretaria de Estado de Cultura apoia com entusiasmo a realização do Festival de Inverno de Ouro Preto. Empresas vinculadas ao Governo de Minas, como a Codemig e Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da SEC, viabilizam recursos para a realização do festival”, explica o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo. Ele afirmou ainda que outros festivais realizados no estado também podem contar com o apoio da secretaria.
Além do incentivo à realização dos festivais, Angelo Oswaldo ressaltou o papel fundamental da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) durante o evento. “A Faop está plenamente integrada ao festival na coordenação das oficinas e eventos relacionados às artes plásticas”, diz o secretário.
Angelo Oswaldo destaca ainda a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura - em Mariana, no dia 12 de julho, mesma semana em que se comemora o aniversário do município (16/7), data em que a capital de Minas Gerais é transferida para a cidade histórica.
O reitor da Ufop, Marcone Jamilson Freitas Souza, ressalta que o evento atrai turistas de todas as partes do Brasil e do exterior, devido ao apoio de instituições como a Secretaria de Estado de Cultura, a Codemig, Cemig, Ministério da Educação, Samarco e Guerdau.
Para o coordenador executivo Ricardo Gomes, é o momento de fazer um festival que seja importante tanto para a comunidade acadêmica quanto para os moradores da região. "Estamos propondo uma programação sintética, concentrando o que vem sendo feito nos últimos anos, sem perder a qualidade característica do evento".
A pró-reitora de Extensão da Ufop, Ida Berenice Heuser do Prado, afirma que o festival continua compromissado com a função extensionista de valorização da arte e da cultura em seus vários aspectos, abrindo espaço para o debate e a mostra das diversas manifestações artísticas.
"Além da formação realizada por meio das oficinas, das apresentações, da troca de experiências culturais e dos diálogos acadêmicos do Fórum das Artes, o evento atua na ampliação do acesso a arte para população que está fora dos grandes centros", assinala a pró-reitora.
Serviço
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2015
Data: 8 a 19 de julho
Programação: www.festivaldeinverno.ufop.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços