Exposição no Salão Negro retrata a alma feminina Da Redação


Foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (25), a exposição Subjetividade Feminina e Emancipação pela Arte. A mostra apresenta obras de 16 artistas e tem como objetivo trazer a expressão artística da mulher. O projeto contou com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher no Senado.
Entre italianas, americanas, polonesas e brasileiras, o ponto em comum das artistas é o refúgio encontrado na região de Campânia, no sul da Itália, e a expressividade representada por meio da arte. Para a curadora, Sueli Denico, as obras trazem as emoções femininas com liberdade.
— São mulheres com diferentes vivências e técnicas diversas. O trabalho traz a expressão dos mais complexos conflitos do universo, a essência do que há de mais íntimo no ser feminino. São retratados momentos de preocupações, fragilidades, tensões e determinações — explicou Sueli.
A ideia de juntar escultura, música, desenhos, vídeo-performance e pinturas de artistas de diversas nacionalidades surgiu após a leitura do livro “Isto é Arte?”, de Will Gompertz, que traz à tona o nome de muitas artistas subjugadas por questões de gênero.
O diretor-geral adjunto de Gestão, Gustavo Ponce, elogiou a iniciativa de promover a arte feminina e espalhar a atuação da mulher no rompimento de preconceitos.
— A gente espera que a arte seja, mais uma vez, um dos meios para que essa luta feminina se amplie e se reconheça a conquista do espaço — disse o diretor.
Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), as obras estão sintonizadas com os sentimentos das artistas.
— Essas mulheres estão expressando o que elas sentem. Sem dizer uma palavra, mas com a arte. Para mim, representa dor e a delícia de ser mulher — afirmou a senadora.
A deputada federal Jô Morais (PCdoB- MG) afirmou que a exposição é uma viagem de cores, traços e símbolos que representam o universo feminino.
— Está no coração de cada quadro aquilo que está no coração tanto das meninas, quanto das mulheres — disse Jô.
A procuradora da mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB - AM), não pôde estar presente no evento devido a outro compromisso parlamentar.
A exposição pode ser vista até 30 de setembro, no Salão Negro do Congresso Nacional.
Da Secretaria de Relações Públicas do Senado
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços