Detentos ajudam a revitalizar o Presídio de Pirapora Entre as obras feitas pelos presos, está a construção de uma muralha e de um canil para aumentar a segurança e evitar fugas


Omar Freire/Imprensa MG
O engajamento dos presos também serviu para fortalecer a segurança do presídio
O engajamento dos presos também serviu para fortalecer a segurança do presídio
Download
Nos últimos meses, sob a supervisão de funcionários do Presídio de Pirapora, presos construíram duas salas de aula, duas celas para visita íntima, salas para a administração e o atendimento psicossocial e fizeram manutenção hidráulica e elétrica do estabelecimento.
O engajamento dos presos também serviu para fortalecer a segurança do presídio. Eles construíram um canil e a muralha. Até recentemente, a unidade era cercada por mourões de eucalipto de seis metros de altura, nos quais se passava graxa para dificultar a escalada por presos em tentativa de fuga.
Conquista valorizada pelos detentos é a possibilidade de ter relações amorosas com as companheiras, o que não era possível antes por falta de local adequado. As celas íntimas construídas dispõem de cama de casal e ficam afastadas da área de carceragem, o que proporciona privacidade, como prevê a Lei de Execuções Penais Estadual. Os encontros acontecem uma vez por mês, mediante comprovação de relacionamento estável e cadastro prévio da parceira.
O diretor-geral do Presídio de Pirapora, Helder Soares Veloso, diz que as obras foram custeadas por empresários da região. “Conseguimos esse apoio devido à credibilidade alcançada pelos agentes penitenciários e demais servidores do presídio junto à sociedade local”, afirma o diretor.
Quando a equipe de reportagem da Seds esteve na unidade, os presos terminavam de soldar uma passarela no alto da nova muralha, e foi nesse local que o detento Adailton Pereira da Quina, 38 anos, falou sobre seu trabalho. “Na realidade sou o pedreiro oficial da unidade, trabalhei em diversas obras, a solda que estou fazendo aprendi com um amigo de cela soldador, fui aprovado nos testes”, contou com orgulho.
Livros
A ocupação dos presos nas obras é revertida em remição de pena, à razão de um dia a menos a cada três trabalhados. O Presídio de Pirapora também oferece oportunidade de estudo. Atualmente, há cerca de 40 alunos em diferentes séries do Ensino Fundamental e Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O diretor-geral do presídio diz que a próxima empreitada da direção do Presídio de Pirapora será a instalação de um galpão de trabalho para 15 presos, onde será produzido campo operatório, tecido usado em cirurgias para isolar áreas do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços