Cicoms realizam ações comunitárias na semana


FOTO - DIVULGAÇÃO
FOTO - DIVULGAÇÃO
Nesta semana, o Governo do Amazonas, realizou, por meio da 6ª, 13ª, 14ª, 21ª, 26ª e 30ª Cicom (Companhia Interativa Comunitária), diversas ações de segurança e cidadania em várias zonas de Manaus, entre elas visitas e palestras nas escolas, reuniões com lideranças comunitárias, além de visitas nas residências, unidades básicas de saúde e nos estabelecimentos comerciais. O objetivo das ações é conhecer as necessidades das pessoas que residem nos bairros e comunidades onde cada Cicom está instalada e, com isso, aproximar cada vez mais a Polícia Militar da comunidade.
Por volta das 9h de quinta-feira (24 de junho), a 13ª Cicom realizou a palestra “Violência no Ambiente Escolar” e “Dicas de Segurança”, na Escola Estadual Frei Mário Monacelli, localizada na avenida Margarita, bairro Alfredo Nascimento. As palestras foram ministradas pelo aspirante PM Almadã e teve como finalidade principal promover o policiamento preventivo e estreitar a relação de parceria entre a comunidade escolar e a PM.
Paralelo a essa ação, a 13ª Cicom recebeu em sua sede a chefe da Divisão Escolar Centro-Sul da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Daniela Souza de Medeiros, e a assessora da Semed, Cristina Souza. A visita teve como objetivo conhecer o projeto “Ronda Escolar”, desenvolvido pela Unidade Operacional.
O comandante da Cicom, capitão PM Henriques, ressaltou que o objetivo do projeto é aproximar as escolas da Polícia Militar. “Nosso objetivo com o projeto é fazer essa aproximação mediante a um policiamento ostensivo e de excelência, abrangendo, também, palestras voltadas à segurança, bem como envolvendo assuntos que ocorrem no âmbito escolar”, disse o comandante.
A chefe da Divisão Escolar Centro-Sul da Semed elogiou o trabalho realizado pela Cicom. “Eu parabenizo essa unidade militar pelo trabalho e pelo empenho que vem realizando nas escolas através desse projeto. Considero muito importante essa ação”, ressaltou Daniela Medeiros.
A 6ª Cicom, com a finalidade de conscientizar e esclarecer sobre os malefícios sociais e biológicos, além dos aspectos legais relativos ao comércio, transporte, uso e posse das drogas, realizou em parceria com a Escola Estadual André Araújo, no dia 23 de junho, uma Semana de Conscientização contra as Drogas e palestra de abertura da Semana de Combate às Drogas, realizada na Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, localizada na avenida Timbiras, s/nº, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com o comandante da Cicom, capitão PM Wallasson, as palestras realizadas elucidaram as dúvidas dos alunos das unidades escolares. “Tivemos a preocupação de focar principalmente a prevenção contra as drogas e as questões legais da repressão qualificada”, disse o comandante.
Conforme ele, ainda nesse mesmo dia, a Cicom reuniu com os conselheiros tutelares, da zona norte para tratar sobre os 25 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A reunião foi realizada no Centro de Convivência do Idoso, localizado no Conjunto Manoa.
Encontro com comunitários - A 26ª Cicom promoveu, na noite do dia 22 de junho, encontro com os comunitários do bairro de Santa Etelvina, zona norte de Manaus. Participaram da reunião, autoridades como o delegado de polícia da seccional Norte, João Neto, o tenente PM Kayo César, da 26ª Cicom, e lideranças comunitárias como o presidente da comunidade, Joy Luiz Gerling Neves.
Da mesma forma, a Cicom vem realizando visitas, reuniões e uma extensa programação com palestras nas escolas da área de atuação, trabalhando vários temas, entre eles “Prevenção às Drogas”, “Dicas de Segurança” e “Bullying”. De acordo com o comandante da Companhia, capitão PM Wagner Alves, a Cicom vem realizando um trabalho de excelência no policiamento ostensivo prestado à comunidade.
“As reuniões são uma forma de ouvirmos as críticas, os elogios e também as sugestões de melhoria do trabalho prestado à comunidade. Aproveitamos para reforçar como funciona o trabalho da polícia naquela área e o efetivo, da mesma forma o trabalho realizado nas escolas, além de levar mais segurança para dentro das escolas, colaboramos com desenvolvimento educacional desses pequenos cidadãos”, destacou o capitão
 A 21ª Cicom realizou a palestra “Drogas, por quê ficar longe delas?” na Escola Fueth de Paula Mourão, localizada no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, para alunos de 10 a 12 anos, do 7° ano do ensino médio. O palestrante, aspirante PM Valetim, aproveitou a oportunidade para divulgar os contatos da Cicom com a finalidade de criar interatividade com a comunidade escolar.
Visita dos alunos à 30ª Cicom - No dia 19 de junho, a 30ª Cicom realizou uma atividade diferente com os alunos Escola Municipal Pintora Tarsila do Amaral, localizada na rua Anador, bairro João Paulo II, zona leste de Manaus. Alunos do 5º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de fazer uma visita à Cicom para conhecer de perto a rotina de trabalho dos policiais militares, que têm a missão de servir e proteger os moradores de uma grande parte da zona leste.
A ação faz parte do projeto “Escola Segura”, desenvolvido pela 30ª Cicom, que consiste na realização de visitas do programa “Ronda Escolar” às escolas com a finalidade de interagir com a comunidade escolar, levando segurança, com espaço para reflexões e discussões sobre causas, efeitos e consequências de males como as drogas.
De acordo com o comandante da Companhia, capitão PM Werner, o policiamento comunitário da 30ª Cicom está sendo bem realizado através do “Ronda Escolar” e as ações sociais são realizadas com os estudantes das 43 escolas localizada na área de atuação da Unidade.
“Nós nos deparamos com vários tipos de situações problemáticas no ambiente escolar, e a principal delas é, infelizmente, alunos que vivenciam a violência doméstica. Através desse contato direto com os estudantes, isso nos permite uma nova percepção. E essa está sendo a melhor forma de prevenção, ou seja, a Polícia Militar com essa nova atuação, tem feito frente a essas formas de violências, passando a esses alunos os preceitos do nosso projeto que estão baseados no diálogo, respeito e parceria, e, assim, passar para esses meninos e meninas a importância de ter uma vida sem violência”, ressalta Werner.
Policiamento ostensivo - Ainda no dia 19 de junho, a 14ª Cicom realizou reunião comunitária no bairro Grande Vitória. Junto com a liderança comunitária do bairro, a 14ª Cicom expôs os trabalhos realizados pela Unidade. Situações referentes a tráfico de drogas, roubos, furtos e projetos sociais também estiveram na pauta da reunião.
Para o capitão PM Segadilha ressalta que a 14ª Cicom participa ativamente no policiamento ostensivo tanto quanto nas ações sociais, mostrando a importância do policiamento comunitário que a Polícia Militar realiza. “Esse trabalho é tão importante quanto o policiamento ostensivo, pois é daqui que podemos fazer a montagem do nosso policiamento e essas reuniões nos mostram as necessidades e a peculiaridade de cada área”, informou o capitão Segadilha.
As Unidades deixam seus telefones de contato para denúncia, informações ou mesmo pedido de apoio:
 6ª CICOM – Comandante: Capital PM Wallasson de Almeida, telefones: 92 3221-6774, 98842-1619.
End.: Avenida Noel Nutels, 500, Cidade Nova 1.
Linha Direta da 6ª CICOM:(92) 98842-1565
13ª CICOM – Comandante: Capitão PM Alisson Henriques, no telefone: (92) 98842-1715.
End.: Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 1025, bairro Cidade de Deus.
Linha Direta: (92) 98842-1633.
14ª CICOM – Comandante: capital PM Daniel Segadilha, telefones: 92 3682-1876, 98842-1719.
End.: Avenida Autaz Mirim, s/n. bairro Tancredo Neves ou ainda através do Linha Direta:(92) 98842-1667.
21ª CICOM – Comandante: Capitão Derquian Pereira, telefone: (92) 98842-1883.
End.: Av. Brasil – s/n, Bairro Compensa, (antigo 8ª DP).
Linha Direta: (92) 98842-2846.
26ª CICOM – Comandante: Capitão PM Wagner Alves, telefone: (92) 98842-1721.
End.: Rua Vitória Regia, S/N Bairro Santa Etelvina.
Linha Direta: (92) 98842-1767.
30ª CICOM – Comandante: Capitão PM Wener Vieira, no telefone: (92) 98842-1716.
End.: Rua Manjericão, S/N, bairro João Paulo II.
Linha Direta: (92) 98842-1732.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade