Celesc conclui melhorias em rede elétrica na praia dos Ingleses em Florianópolis

Após dois meses de obras, a Celesc terminou a instalação de novos postes no canto sul da praia dos Ingleses, Norte da Ilha. Foram substituídos 12 postes – 4 deles de madeira – de 20 metros de altura, e 600 metros de cabos. As dunas da região sempre dificultaram a distribuição de energia aos consumidores da área, composta por aproximadamente 30 ranchos de pescadores artesanais.


Foto: Divulgação / Celesc

>>> Imagem para download na galeria
Pelo menos uma vez por ano, a Agência Regional da Celesc em Florianópolis precisava realizar manutenção preventiva para evitar o corte no fornecimento de energia a estes consumidores, devido à movimentação das dunas e à maré alta, que faziam com que a rede ficasse parcialmente soterrada pela areia e os cabos ficassem ao alcance das pessoas.
De acordo com o chefe da Divisão Técnica da Agência Regional de Florianópolis, Adriano Luz, a situação era preocupante, porque a única alternativa para manter o fornecimento de energia era passando a rede através das dunas. Além disso, por se tratar de uma Área de Preservação Permanente, a Celesc encontrava dificuldades na execução de melhorias. Alguns postes já eram improvisados, na tentativa de elevar a altura da fiação e evitar acidentes. Com o risco iminente de rompimento dos cabos e possibilidade de queda dos postes, um projeto de substituição de postes e troca de cabos foi elaborado no início deste ano.
Adriano Luz ainda ressalta que alguns postes substituídos são feitos de madeira porque possuem cerca de 60% do peso de um poste de concreto, o que facilita o transporte e a instalação em locais de difícil acesso, como no caso das dunas nos Ingleses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços