Casa dos Ottoni faz homenagem às congadas, em Minas Gerais





Congada_Casa dos Ottoni
O Museu Regional Casa dos Ottoni (MCRO/Ibram), que fica na cidade do Serro (MG), inaugura na próxima terça-feira (30) a exposição Congada – Canto de Fé & Liberdade, que retrata o universo das congadas de Goiânia, Catalão e Serro. A coletânea de 45 imagens foram registradas pelo fotógrafo, folclorista e jornalista Sidney Dutra que escolheu seus cliques favoritos para revelar os encantos dos grupos de congo de duas cidades goianas e uma mineira. A mostra ficará em cartaz até o dia 2 de agosto.
Sidney Dutra fez seu primeiro contato com a congada no fim da década de noventa em Itaú de Minas (MG). Em 2000, começou a registrar a congada da Vila João Vaz, bairro de sua cidade natal, Goiânia. Sete anos depois fotografou pela primeira vez a congada de Catalão (GO). De foto em foto a paixão pelo colorido e batido das caixas provocou ainda mais sua curiosidade e, em 2012, esteve pela primeira vez na Festa de Nossa Senhora o Rosário dos Homens Pretos do Serro que acontece no primeiro domingo de julho em Serro (MG).
A mostra revela o colorido e a diversidade desta festa que surgiu no Brasil Colônia e viajou para o coração do Brasil. A mais antiga das festas retratadas é a do Serro (MG) que surgiu em 1728, seguida de Catalão, em 1876, e a de Goiânia, em 1969. O visitante vai poder conferir as semelhanças e diferenças da festa nas três localidades. A congada é criação do negro escravizado que surgiu em solo mineiro e chegou até a capital de Goiás.
O fotógrafo é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás e registra em fotos a festa de Folia de Reis e Congada desde o fim da década de noventa. Na busca por mergulhar no universo da congada já esteve nas cidades de Jacuí, Itaú de Minas, Serro e Catalão. Sidney Dutra conheceu a Festa do Rosário dos Homens Pretos do Serro em 2012 e se apaixonou pela bela congada dos serranos.
Foto: Sidney Dutra / divulgação MCRO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade