Casa do Trabalhador oferece novos cursos de qualificação profissional

Objetivo é dar à população formação para a inserção no mercado de trabalho

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, iniciou o processo de matrículas para cursos que oferecem ao trabalhador a possibilidade de ampliar seus conhecimentos. Além disso, para este mês (junho/2015), cerca de 200 alunos se inscreveram e já estão recebendo formação nas áreas em que escolheram. Entre os programas já iniciados, estão Artesanato e Bijuteria, Alemão, Inglês, Maquiagem, Culinária e Palestras com temas transversais ensinando a fazer sementeira e irrigação natural com garrafas pet.

Com aulas ministradas na Casa do Trabalhador, em Manguinhos, Zona Norte do Rio, a iniciativa é uma parceria da Secretaria de Trabalho e Renda com o Sesi/Firjan e Unisuam (Centro Universitário Augusto Motta). Os documentos necessários para matrícula são: CPF, RG, comprovante de residência, declaração escolar e certidão de nascimento. As inscrições podem ser feitas na Casa do Trabalhador.

Professora do curso de Alemão, Marta Vidal destacou que os alunos têm a mesma oportunidade dos que pagam caro para aprender este idioma.

- Se o aluno se esforçar, ele consegue se tornar fluente– disse a professora.

Para os interessados em fazer o curso de Inglês, a matrícula ainda está aberta e se encerrará ao ser atingida a cota de 30 alunos. Com duração de cinco semanas, o curso de Fotografia se inicia no dia 27 de junho, às 10 horas, com o professor Márcio Leandro.

-  Hoje em dia as pessoas estão tirando muitas fotos de celular. Por isso, farei um curso voltado para jovens com uma linguagem informal. Irei destacar as principais técnicas para fazer uma boa foto, tanto de câmeras de celular quanto profissionais - destacou Márcio.

O próximo curso oferecido será o de História em Quadrinhos com início previsto para o dia 6 de julho e horário a definir. Com a proposta “seja você o seu próprio personagem”, o professor universitário Alexandre Assunção é o criador do Capa Comics, um coletivo de histórias em quadrinhos da Baixada Fluminense formado em 2013.

Em agosto será oferecido o curso de Departamento de Pessoal Básico com início previsto para o dia 19, toda quarta-feira, entre 14 e 17 horas. O curso de Auxiliar Administrativo terá início no dia 14 de outubro, às quartas-feiras, entre 9 e 12 horas.

A proposta da coordenação é montar mais cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA) a partir de agosto. Além disso, já estão abertas as inscrições para os cursos intensivos pré-vestibulares e pré-Enem oferecidos pela Uerj (Universidade do Estado do Rio Janeiro), com início previsto para agosto.

Para ampliar o balcão de empregos, a Casa do Trabalhador está criando uma nova cartela de oportunidades. Serão feitas seleções sistemáticas na sede de Manguinhos e capacitação interna com ética e postura profissional, às quintas-feiras, às 10 horas. Inaugurado em julho de 2013, o espaço reúne também serviços como balcão de empregos, emissão de carteira profissional e orientação jurídica. O local já beneficiou mais de 75 mil pessoas. A Casa do Trabalhador fica na Av. Dom Hélder Câmara – nº 1.184, em Manguinhos/RJ (atrás da UPA de Manguinhos – Antiga Casa Amarela). Tels: 2334-8840 / 8841. Horário de atendimento: das 9 às 17 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços