BRDE financia obras de infraestrutura nos municípios com recursos do FGTS

A Agência do Paraná do Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE) apresentou nesta quinta-feira (25) a um grupo de prefeitos e técnicos de 20 cidades paranaenses as linhas de crédito para financiamento de obras de infraestrutura nos municípios com recursos do FGTS ? Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.Curitiba, 25/06/2015.Foto: Divulgação BRDE
A Agência do Paraná do Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE) apresentou nesta quinta-feira (25) a um grupo de prefeitos e técnicos de 20 cidades paranaenses as linhas de crédito para financiamento de obras de infraestrutura nos municípios com recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

“Como modelo em banco de desenvolvimento no País, o BRDE, que já é muito forte no agronegócio, está buscando novas parcerias, agora com os municípios, porque nas cidades, onde as pessoas vivem, que devemos atuar também”, disse o diretor de Operações do banco, Wilson Quinteiro. “Estamos avançando nas políticas públicas, como determinou o governador Beto Richa, para o bem do Paraná e dos paranaenses”.

O diretor Administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, afirmou que o Banco está abrindo caminhos aos municípios para que, mesmo com as dificuldades do momento, possam continuar crescendo. “Queremos ser parceiros na construção de soluções, buscando alternativas que outras instituições financeiras não conseguem oferecer”, destacou. “O banco será sempre um bom e permanente parceiro dos municípios”.

Os prefeitos receberam orientações sobre a contratação de operações de crédito do Programa PAC 2 – Pavimentação e Qualificação de Vias Públicas –, dentro do Programa de Infraestrutura para a Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, com recursos do FGTS. Foram informados também sobre prazos e condições de pagamento.

Os municípios poderão financiar também, com recursos do FGTS, projetos de abastecimento de água, esgoto sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos, preservação e conservação de mananciais, entre outras obras de saneamento.

“O que o BRDE está fazendo é incentivar os municípios a continuar investindo”, afirmou o superintendente do banco no Paraná, Paulo Cesar Starke Junior. “Os municípios são propulsores do investimento e servem de exemplo para que a iniciativa privada adote a mesma postura. É assim que o Paraná avança, que o Brasil avança”.

Ao final do encontro, os prefeitos assinaram protocolo de intenções autorizando o BRDE a atuar como agente financeiro dos projetos de financiamento. O banco é agente financeiro autorizado a operar com recursos do FGTS desde 2014. O limite de contratação por essa modalidade de crédito é de R$ 145 milhões em todas as operações do banco.

O prefeito de Coronel Domingos Soares, Valdir Pereira Vaz, saiu satisfeito do encontro. “Parabenizo toda a equipe do BRDE e o governo estadual por essa iniciativa, porque hoje temos um caminho mais rápido para tocarmos os projetos importantes de crescimento de nossa cidade, que não tiveram andamento até agora”. O plano do prefeito é investir em obras de calçamento nos bairros.

“Temos um projeto parado há dois anos em outro banco, que não temos como financiar com recursos próprios nesse momento. São obras para melhorar a vida da nossa população, um sonho de todos, que agora poderemos realizar pelo BRDE”, disse o prefeito de Marmeleiro, Luiz Fernando Bandeira. “Estamos torcendo muito para dar certo”.

O prefeito de Contenda e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Carlos Eugênio Stabach, também saiu satisfeito da reunião. “Fiquei feliz com o encontro porque estamos ansiosos pela liberação de recursos para projetos parados em Brasília. Espero que o BRDE promova outros encontros como esse para que os 399 municípios do Paraná possam ter esse grande benefício”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços