Agronegócio brasileiro participa da maior feira de alimentos e bebidas especiais dos EUA
Com o objetivo de fazer negócios com o mercado
norte-americano, empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas
participarão da missão comercial que visitará a Summer Fancy Food Show,
de domingo (28/6) a terça-feira (30/6), em Nova York. A feira é voltada
para o segmento specialty food (produtos inovadores e diferenciados,
como os gourmets, certificados e orgânicos).
O
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – em
parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e apoio da
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) – colocará à disposição dos empresários o Pavilhão do
Brasil.
Quarenta e três
empresas brasileiras do setor alimentício e de bebidas (vinhos, cachaça,
arroz, sobremesas, produtos apícolas, molhos, massas etc) já
confirmaram participação no espaço destinado a promover as marcas
nacionais.
Os Estados
Unidos são o segundo maior importador mundial de produtos agrícolas e o
terceiro principal destino das exportações agrícolas brasileiras. Em
2014, os EUA importaram cerca de US$ 7 bilhões em produtos agropecuários
brasileiros. O segmento specialty food é um dos mais dinâmicos no
mercado norte-americano, com crescimento superior à média total do
setor.
Estrutura
Em
uma área de 297m², o Pavilhão do Brasil disponibilizará aos expositores
espaços individuais, com estrutura completa, além de catálogo
institucional e apoio de recepcionistas bilíngues.
Considerada
uma das principais portas de entrada para o mercado norte-americano de
alimentos, bebidas e hotelaria, a feira reuniu, em 2014, mais de 2.700
expositores de 49 países.
As
categorias do segmento specialty food com maior volume de vendas em
2014 foram chocolate, azeite de oliva e outros óleos especiais, queijos,
café, snacks salgados, sorvetes e sobremesas congeladas, carnes e
frutos do mar, bebidas não alcoólicas, pães e produtos de panificação e
chás.
Consultoria
A
Apex-Brasil apoiará os expositores brasileiros por meio de agendamento
de reuniões, no estande de cada empresa, com potenciais compradores.
Na
fase preparatória ao evento, a Apex-Brasil realizou reuniões online
para orientação. Os encontros foram conduzidos por uma empresa de
consultoria especializada no mercado americano de specialty food.
As
reuniões serviram para capacitar os empresários brasileiros sobre o
mercado, de acordo com os seguintes temas: validação do perfil da
empresa; apresentação das especificidades do mercado nos EUA;
características específicas para o segmento da empresa; cadeia de
distribuição; características do consumidor; formação de preço;
potenciais parceiros para desenvolvimento do negócio e consolidação no
mercado norte-americano.
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