Câmara Brasileira do Livro anuncia Sesc São Paulo para a curadoria da programação cultural da23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

CBL também já confirmou a presença de quatro autores internacionais e a realização do 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um dos maiores acontecimentos do livro na América Latina e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do Brasil.

Comprometido com o incentivo à leitura, com o acesso aos bens culturais e ao lazer, o Sesc-SP aceitou o convite para compor a programação cultural do evento. A CBL aproximou o Sesc das editoras que participarão da Bienal, para que haja uma total sintonia com as novidades do mercado editorial brasileiro. Uma extensa programação de eventos preparados pela CBL e pelo Sesc-SP, está sendo programada para os seguintes espaços:

O Salão de Ideias contemplará discussões atuais e de amplo interesse, a partir das seguintes frentes: políticas culturais voltadas ao livro e à leitura, educação, tecnologias aplicadas à educação, leitura e aprendizagem, mercado editorial, cultura e literatura brasileiras, política, desenvolvimento econômico e social, artes e cultura. O Espaço Imaginário abrigará área destinada a exposição, atividades lúdicas, oficinas, contação de histórias, interação com conteúdos digitais, entre outras atividades. Com foco no público em idade escolar, as atividades serão especialmente preparadas para tratar de temas como leitura, tecnologia e educação.  O Anfiteatro realizará programação composta por atividades das áreas de música, teatro, cinema, entre outras linguagens artísticas, contemplando diferentes faixas etárias, levando à Bienal a diversidade da ação programática realizada pelo Sesc SP. Quatro unidades de bibliotecas volantes do programa Biblio Sesc irão compor espaços com empréstimo de livros para consulta local, realização de atividades ligadas ao livro e à leitura e conversas com educadores .A Escola do Livro oferecerá um calendário de cursos para os profissionais que desenvolvem suas atividades no setor do livro – editores, livreiros, distribuidores, além de abordar temas como livro digital, novas tecnologias de conteúdo e formação de professores e bibliotecários, que são os principais mediadores de leitura. Cozinhando com Palavras, com a curadoria do chef André Boccato, é um espaço dedicado ao setor de livros de gastronomia, onde são desenvolvidas programações que unem comida, literatura e cultura. Trata-se de uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau, que já foi realizada, com sucesso, nas duas últimas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2010 e 2012), e na Feira do Livro de Frankfurt em 2013.  A Arena Cultural receberá os escritores best-sellers nacionais e internacionais.

CBL confirma a presença de quatro escritores internacionais

Harlan Coben, premiado autor norte-americano, mestre dos romances de mistério e número 1 na lista de mais vendidos do jornal The New York Times, aceitou o convite da Câmara Brasileira do Livro e fará parte da programação cultural do evento no dia 23/8, às 10h30. Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais, também convidada pela CBL, confirmou presença na Bienal e participará do evento nos dias 23 e 24/08, às 14h.Ken Follett, autor de famosos thrillers, é a terceira confirmação internacional que comporá a programação cultural da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 30/8, às 10h30.A inglesa Sally Gardner, best-seller com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, é a quarta escritora agendada para a Bienal do Livro de São Paulo e estará presente no dia 30, às 15h.

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital antecede a 23ª Bienal Internacional do Livro
22 a 31 de agosto).  Estão confirmadas as presenças de importantes convidados internacionais, entre eles Jason Markoski, que, na palestra de abertura
Com o tema Conteúdo em Convergência, o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, acontecerá dias 21 e 22 de agosto, antecedendo a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (, falará sobre seu livro Burning the page – a revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência . Markoski foi o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon.

Oren Teicher, presidente da ABA – American Book sellers Association e Jean Marie Ozanne, fundador da livraria Folies D’encre, de Montreuil abordarão o tema Em busca de um modelo de negócios para as livrarias independentes no universo digital.

Outro assunto relevante – ePub 3 e a revolução no mercado será discutido por Alicia Wise, diretora de Acesso e Política da editora Elsevier de Londres, Stephen King, presidente do grupo Daisy de Londres, tendo como mediador Pedro Milliet da Fundação Dorina Nowill.

Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social, abordará o tema O BNDES é o novo Procult: incentivo à inovação no setor editorial.

Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas será o tema do Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo, na Alemanha e da Julia Bergman, consultora especialista em bibliotecas digitais. Ambos virão ao Brasil pelo Goethe Institut.

O 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital trará especialistas em Direitos Autorais, assunto tão importante para que escritores sejam remunerados corretamente no universo dos ebooks.  Em parceria com a Accion Cultual Española, José Luis Verdes, presidente da Manuscripts, Carme Fenoll, bibliotecária chefe do Serviço de Bibliotecas da Calaluña e Rosa Sala Rose, diretora da Digital Tangible, apresentarão o tema Compartilhando experiências sobre o universo do livro digital.

O Prêmio Trabalhos Científicos completa seu quarto ano consecutivo e renova sua parceria com a FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da USP). Sob a coordenação do Professor Cesar Alexandre de Souza, o prêmio oferece aos três primeiros colocados um valor em dinheiro, além da possibilidade de receber uma avaliação em fasttrack para publicação REGE – Revista de Gestão da USP.

Cases de sucesso

Empresas e profissionais do mercado do livro digital apresentarão seus cases de sucesso, dentro dos seguintes temas: bibliotecas, self-publishing, proteção contra a pirataria, o novo papel dos revisores e outros profissionais da cadeia produtiva do livro, social commerce e ebooks para o público infantil, além de ações de marketing e outras questões práticas deste mercado. As sugestões devem ser enviadas para a Comissão do Congresso por e-mail: digital@cbl.org.br

Serviço:

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
22 a 31 de agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi  
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
21 e 22 de agosto de 2014
Auditório Elis Regina - Palácio das Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.congressodolivrodigital.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços