Vítimas das chuvas em Xerém recebem apartamentos mobiliados

Unidades foram construídas pelo Governo Federal e mobiliadas pelo Governo do Estado


O Governo Federal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Caxias entregaram, neste sábado (06/07), 450 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida em Caxias, na Baixada Fluminense. Deste total, 69 foram destinados à famílias atingidas pela enchente ocorrida no Distrito de Xerém, em janeiro deste ano. Além dos apartamentos, as vítimas das chuvas receberam também toda a mobília da casa, adquiridas com recursos oriundos da Secretaria de Assistência Social, através do Fundo Estadual de Assistência Social. Para mobiliar as casas foram liberados R$ 500 mil, cabendo a cada família R$ 5 mil para a compra de móveis e itens de linha branca.

A doméstica Helena Maria Ferreira Portela, de 58 anos, que mora com dois netos de 12 e 16 anos, e que perdeu tudo na enchente de Xerém, não escondia a alegria de receber a casa e a mobília nova.

- Sempre sonhei em ter uma sala com um sofá vermelho para ver televisão e receber as pessoas. Depois de tudo o que passei, enchente, meu filho soterrado, perder casa, móveis, estar aqui hoje recebendo um casa novinha, toda mobiliada com móveis novos parece até um sonho. Tem até uma estante para pôr a televisão - disse dona Helena emocionada.

A dona de casa Lidiane Severo Fernandes, de 23 anos, mãe de três crianças de 2, 3 e 7 anos, também foi vítima das chuvas e recebeu casa nova.

Eu não estava em casa no dia da chuva, fiquei sabendo o que havia acontecido no outro dia quando voltei da casa de parentes. O sentimento que tive foi de que minha vida estava indo embora. A casa onde vivi, tive meus filhos, não sobrou nada. Hoje estou feliz recebendo tudo novo. Sinto que estamos recomeçando - contou Lidiane.

Os apartamentos são compostos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O condomínio oferecer infraestrutura de lazer e apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais. Os imóveis receberam fogão, geladeira, armários de cozinha, sofá, rack, televisão de LCD, cama de casal, duas camas de solteiro, colchões e armários de quarto.

- É uma satisfação estar aqui entregando os apartamentos mobilhados para essas famílias que perderam tudo na enchente de Xerém. Nós só conseguimos chegar a esse ponto graças a união de forças do Governo Federal, que colocou os recurso do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo do Estado, que fez a infraestrutura e transferiu os recursos para a compra do mobiliário e da Prefeitura de Caxias. Com isso a gente espera que essas pessoas tenham a oportunidade de reconstruir as suas vidas - destacou o secretário de Estado de Assistência Social, Zaqueu Teixeira.

Os recursos liberados pelo Governo do Estado para mobiliar os imóveis foi transferido para a Prefeitura de Caxias que providenciou a compra dos móveis e eletrodomésticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade