Vigas do viaduto de Foz do Iguaçu serão colocadas em 30 dias

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estima que fiquem prontas em 30 dias as 12 vigas que vão sustentar o viaduto sobre a Avenida Paraná e a BR 277, em Foz do Iguaçu. Juntas, pesam mais de 10 toneladas e estão sendo construídas na própria rodovia. O Governo do Paraná está investindo R$ 8 milhões no novo viaduto, que beneficiará diretamente mais de 260 mil paranaenses.

“O governador Beto Richa quer rapidez nesta obra, que vai garantir segurança para os motoristas e melhorar o fluxo de veículos, agilizando a ligação bairro-centro e com o Paraguai”, disse o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior.

Das 12 vigas do viaduto, duas já estão prontas. Nos próximos 30 dias, as equipes estão concluindo as armações e fazendo a concretagem das demais vigas. Além das vigas, foram executadas mais da metade das pré-lajes, que formaram a base por onde serão colocadas camadas de concreto para depois fazer a pavimentação, onde passarão os veículos pela BR 277.

“Os três serviços (vigas, pré-lajes e lajes) fazem parte da base e sustentação do viaduto”, informou o engenheiro do DER, Milton Podolak Junior. Ele disse ainda que a estimativa é que toda a sustentação do viaduto fique pronta nos próximos 90 dias.

O viaduto terá 41 metros de extensão, que ligará a Ponte da Amizade até a saída de Foz do Iguaçu, e sentido contrário. E contará com pistas duplas, somando quatros pistas – duas em cada sentido do viaduto. A obra ficará pronta em 2014. “Essa obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores de Foz do Iguaçu e de turistas que passam pela região”, disse Podolak.

OUTRO SERVIÇOS - Em paralelo, estão sendo executados serviços de terraplenagem e escavação. Já foram retiradas 33 mil toneladas de terra nas escavações da obra, no sentido da Avenida Paraná para a Vila A, região da hidrelétrica de Itaipu. As pistas da via já estão rebaixadas em quatro metros. Essas escavações vão atingir, mais ou menos, sete metros de profundidade. “Os veículos da cidade vão trafegar sob o viaduto e o fluxo da rodovia BR 277, vai passar embaixo do viaduto, o que agilizará a ligação centro-bairro da cidade”, disse Podolak.

Começaram, também, a ser preparadas as alças de acesso às vias. Serão quatro alças, uma já está pronta e a segunda está sendo iniciada. Foi autorizada, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a retirada de algumas árvores que estavam ao lado da avenida. A retirada dessas árvores foi necessária para que possam ser construídas as pistas para os motoristas que quiserem ir do viaduto em direção à Vila A, e vice-versa.

Após o término das escavações, serão iniciadas as obras de construção das galerias pluviais e caixas coletoras.

INTERDIÇÃO - O trecho que liga a Avenida Paraná com a Vila A está interditado por causa das obras. O caminho alternativo para os motoristas que quiserem ir para a Vila A é usar a Avenida Tancredo Neves, que oferece acesso às avenidas Silvio Américo Sasdelli e Araucária. O tráfego de veículos está normal na BR 277. Toda a área está com sinalização, indicando obras e cuidado com o fluxo de máquinas e caminhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade