Vidas secas, Memórias do cárcere e São Bernardo – filmes baseados nas obras de Graciliano Ramos – são lançados em DVD pelo Instituto Moreira Salles


 
O Instituto Moreira Salles lança três novos títulos de sua coleção de DVDs: Vidas secas (1963) e Memórias do cárcere (1984), ambos dirigidos por Nelson Pereira dos Santos, e São Bernardo (1972), de Leon Hirszman. Os DVDs serão lançados durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), na Casa do IMS, que este ano homenageia Graciliano Ramos, autor das três obras literárias que dão nome aos filmes. Os filmes poderão ser adquiridos separadamente ou em conjunto, em um box.
No dia 10 de julho, às 20h, em comemoração ao lançamento dos DVDs, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea) realiza um encontro aberto ao público com os atores Luiz Carlos Vasconcelos e Othon Bastos, que farão a leitura de fragmentos dos livros de Graciliano Ramos e de uma crônica de Rubem Braga. Os três filmes (Memórias do cárcere, São Bernardo e Vidas secas) serão exibidos no cinema do IMS-RJ nos dias 12, 13 e 14 de julho. A programação pode ser vista aqui: http://ims.uol.com.br/programacao/D1153
Vidas secas: “Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos”: na primeira imagem de Vidas secas a cachorra Baleia, Sinhá Vitória, Fabiano e os dois meninos, os infelizes que tinham caminhado o dia inteiro, surgem como pontos pequeninos e imprecisos no fundo de uma imagem quase toda branca. O filme segue fiel na letra e no espírito o livro de Graciliano Ramos sobre a família entre a mudança e a fuga da seca, do fazendeiro, das contas, do soldado amarelo, da cadeia, do inferno, movida pela esperança de uma cama de couro como a de seu Tomás da bolandeira. Elenco: Átila Iório, Maria Ribeiro, Jofre Soares, Genivaldo Lima, Gilvan Lima e Orlando Macedo. Fotografia: Luiz Carlos Barreto e José Rosa. Montagem: Rafael Justo Valverde e Nello Melli. Som: Geraldo José. Diretor de produção: Raimundo Higino. Produção de Luiz Carlos Barreto, Danilo Trelles e Herbert Richers. Luiz Carlos Barreto Produções Cinematográficas e Sino Filmes. Extra: livreto O texto sob nova luz, análises críticas de Jean Claude Bernardet, José Carlos Avellar  e Júlio Bressane.
Memórias do Cárcere: em março de 1936, o escritor Graciliano Ramos, diretor de Instrução do Estado de Alagoas, foi detido sem processo, sob suspeita de ter participado da Aliança Nacional Libertadora, reunião de diferentes tendências de esquerda em oposição do Governo de Getúlio Vargas. Graciliano deixou no livro Memórias do cárcere um cuidadoso relato da prisão em Maceió, do quartel do exército de Recife, da viagem de navio para a casa de detenção no Rio de Janeiro e daí para a colônia penal da Ilha Grande. Nesse “testemunho generosos, aberto” inspira-se o filme de Nelson Pereira dos Santos para mostrar “o cárcere como uma metáfora da sociedade brasileira”. O filme ganhou o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes, em 1984. Elenco: Carlos Vereza, Glória Pires, Jofre Soares, José Dumont, Nildo Parente, Wilson Grey, Tonico Pereira e Waldir Onofre. Produção Regina Filmes, L. C. Barreto e Embrafilme. Extra: livreto com o depoimento Oito notas para entrar e sair do cárcere, de Nelson Pereira dos Santos, e Três notas para recuperar a memória, uma análise crítica de José Carlos Avellar.
São Bernardo: “Tenciono contar minha história. Difícil”. Tarde da noite, sozinho na sala quase às escuras, depois de uma tentativa frustrada de escrever um livro com a ajuda de amigos, Paulo Honório decide valer-se de seus próprios recursos para contar sua história. O filme conta esse personagem que conta como se tornou dono de pessoas e coisas por meio de planos de longa duração com a câmera, quieta, fixa ou em movimentos lentos. O filme se propõe como o relato de um leitor do romance de Graciliano, para Leon Hirszman um texto “muito cinematográfico, com a exata estrutura para as coisas que eu queria fazer num filme”. Elenco: Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda, Nildo Parente, Mário Lago, Josef Guerreiro, Rodolfo Arena e Jofre Soares. Fotografia: Lauro Escorel. Montagem: Eduardo Escorel. Música: Caetano Veloso. Som: Walter Goulart. Produção executiva: Marcos Farias. Produção Saga Filmes. Produtores associados Mapa Filmes L.C.Barreto. Extra: livreto Acerto de contas com análise crítica de José Carlos Avellar.
Sobre a coleção de DVDs IMS:
A coleção de DVDs do IMS foi lançada em 2012, com Shoah, de Claude Lanzmann. O segundo título foi La luna, de Bernardo Bertolucci, seguido por Cerimônia de casamento, de Robert Altman, e Conterrâneos velhos de guerra, de Vladimir Carvalho. Os títulos da coleção têm três linhas: filmes documentários, filmes de ficção, e registros de entrevistas, mesas de debates e conferências organizadas pelo IMS. “Buscamos filmes que sejam especialmente significativos pelo tema ou pela forma narrativa, que se destaquem na filmografia de determinados realizadores”, explica José Carlos Avellar, curador da programação de cinema do IMS e responsável pela coleção de DVDs. “Algumas vezes, vamos em busca de títulos pouco ou nada conhecidos, outras, da revisão de filmes conhecidos para estimular um reestudo deles”, completa. Com esse objetivo, todo DVD da coleção será acompanhado de um livreto com uma análise crítica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços