Vice-governador vai auxiliar na retomada da produção de medicamentos do Laboratório Farmacêutico


Foto destaque
  • Grill visitou, nesta quarta-feira, a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde
Para auxiliar na retomada da produção de medicamentos no Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs), o vice-governador Beto Grill colocou-se à disposição da Secretaria Estadual da Saúde para atuar como interlocutor junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em visita nesta quarta-feira (17) à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), Grill, que participou das negociações bem-sucedidas do Governo do Estado com os hospitais filantrópicos, prometeu agir agir junto ao Ministério da Saúde pelos projetos em andamento no Laboratório.

Conforme o diretor Paulo Mayorga, o Lafergs trabalha para agilizar Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDPs) já assinadas com o Governo Federal, através do Grupo Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo da Saúde. Elas vão possibilitar a produção de três medicamentos, tendo como parceiro privado o Laboratório Farmacêutico Cristália. Missões de governo terão agora a participação do vice-governador.

"Os medicamentos aprovados atendem às chamadas doenças negligenciadas e consolidam a posição do Lafergs no intuito de atender a esta importante demanda do Ministério da Saúde", salientou Mayorga. Os objetos desta parceria são Anfotericina B Lipossomal e Anfotericina B conjugada para o tratamento da Leishmaniose, e a cloroquina para o tratamento da malária.

Os primeiros medicamentos serão produzidos com a marca Lafergs, mas na planta industrial do Cristália. Enquanto isso, a direção do laboratório público trabalha para aprovar registros de medicamentos junto à Anvisa. O Lafergs também tem projetos para a produção de fitoterápicos e protetor solar.

O presidente da Fepps, José Vellinho Pinto, disse que o Lafergs está alinhado com a política que prevê o fortalecimento nacional na área, reduzindo a dependência externa de equipamentos médicos, setor em que o Lafergs possui oito arranjos de PDP em análise no Ministério da Saúde.

Além destas ações, segundo Mayorga, o Lafergs vem se movendo de forma intensa no cenário de saúde brasileiro e espera em breve anunciar novas conquistas que definitivamente colocarão o Laboratório no eixo dos grandes laboratórios oficiais do país.

Texto e foto: Assessoria FEPPS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços