Vice-governador debate o transporte estudantil com alunos da Universidade Federal de Pelotas


Foto destaque
  • Beto Grill recebeu representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufpel)
O vice-governador Beto Grill recebeu, nesta quarta-feira (03), representantes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (DCE/Ufpel) para debater aspectos, em âmbito regional, relacionados ao projeto de Lei 152/2013, que institui o passe livre estudantil no transporte metropolitano do Estado. A universidade possui, aproximadamente, 15 mil estudantes presenciais regulares.

Destes, 6 mil utilizam diariamente o transporte coletivo intermunicipal para o campus do Capão do Leão, localizado a cerca de 10 quilômetros de Pelotas. A instituição possui um programa de auxílio transporte que garante a isenção do pagamento de passagens a estudantes de baixa renda.

Para o presidente do DCE, Tony Sechi, o passe livre representa "um importante avanço na luta pelos direitos dos estudantes e uma vitória para o movimento 'Pé na Catraca'. A universidade gasta R$ 1,3 milhão anualmente com o transporte estudantil, valor que agora poderá ser revertido para outros projetos de assistência estudantil".

A qualidade dos serviços foi outro ponto debatido. A comitiva do DCE solicitou ao vice-governador a realização de uma audiência em Pelotas com representantes do Governo estadual para formatação de iniciativas alinhadas com a realidade regional. Sechi destacou que são muitos os temas a serem aprofundados. "É preciso observar, também, questões como o deslocamento Pelotas/Rio Grande, que não foi contemplado pela proposta apresentada pelo Governo", disse.

Beto Grill salientou que o projeto de lei encaminhado à Assembleia está diretamente relacionado à área de abrangência da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). "Apresentamos uma proposta dentro daquilo que compete ao Governo do Estado, visando atender à demanda oriunda dos movimentos organizados, que tomaram as ruas em diversos municípios gaúchos, assim como em todo o país", disse o vice-governador.

O vice-governador lembrou, ainda, que mesmo com o envio do projeto ao Legislativo, o diálogo com o movimento estudantil prosseguirá. "Este não é um debate encerrado. Continuamos atentos às reivindicações, através das diversas ferramentas de participação que caracterizam a nossa gestão. Estaremos presentes nos encontros que forem propostos e vamos analisar, junto à Metroplan e outros órgãos, a viabilidade dos pleitos que forem apresentados".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade