Usina Cavernoso II entra em operação com potência máxima

A Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso II, construída pela Copel, vinculada do Governo do Estado, está funcionando a plena carga no centro-oeste paranaense. Nesta quinta-feira (4), entraram em operação as duas turbinas que completam as três unidades geradoras. A potência total é de 19 megawatts, suficiente para atender ao consumo de uma cidade com aproximadamente 50 mil habitantes.

As obras da usina começaram em março de 2011, e a operação em fase de testes no dia 1.º de maio. Sua operação marca a retomada pela Copel da construção de pequenas centrais hidrelétricas. “A implantação de unidades de baixa potência representa uma alternativa bastante atraente de crescimento socioeconômico para diferentes regiões do Estado, além de ampliar a segurança da geração energética a partir da diversificação da matriz”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

INVESTIMENTO – A PCH Cavernoso II foi construída entre Virmond e Candói, com investimento de R$ 120 milhões. Sua concessão foi arrematada no leilão de fontes renováveis de energia, realizado em agosto de 2010, quando a Companhia negociou a eletricidade a ser produzida em contratos de longo prazo, com 30 anos de duração.

A nova usina está a poucos metros da Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso I, construída na década de 50 e que opera com 1,3 megawatt de potência. A barragem da Cavernoso II tem 520 metros de comprimento e 18 metros de altura e foi construída com terra e enrocamento.

O projeto contempla ainda um canal de adução com 580 metros de extensão, seguido de tomada de água e túnel com 250 metros de extensão e seis metros de diâmetro. O retorno das águas ao leito do rio é feito por um canal de fuga escavado em rocha, a cerca de 2 mil metros da nova barragem. O reservatório tem 43,7 hectares ou 437 mil metros quadrados e foi formado em outubro de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços