UFPE confere título de Honoris Causa ao professor Sérgio Mascarenhas Oliveira


 
O professor Sérgio Mascarenhas Oliveira, docente titular aposentado do Instituto de Física e Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), será agraciado, no próximo dia 19, com o título de Professor Honoris Causa da UFPE, conferido a partir de proposição do Departamento de Física desta Universidade (DF-UFPE), na pessoa do professor Cid Bartolomeu de Araújo. A solenidade ocorrerá às 10h no Auditório Reitor João Alfredo, na reitoria.
Reconhecido como um dos mais importantes físicos brasileiros de sua geração, Sérgio Mascarenhas Oliveira teve importante participação no processo de criação do DF da UFPE, tendo atuado junto ao CNPq, em 1971, para a assinatura do convênio que possibilitou a implantação do primeiro grupo de pesquisas naquela departamento, para o qual atuou, durante os primeiro anos, como motivador e conselheiro em várias ocasiões perante órgãos de financiamento à pesquisa e junto à reitoria.
O professor possui graduação em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1952) e graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1951). Foi professor visitante nas universidades de Princeton, Harvard, MIT (EUA), Universidade Nacional Autonoma e Centro de Estudios Avanzados (México), no Institute of Physical and Chemical Research (Japan), na London University (RU) e no International Centre for Theoretical Physics e Universidade de Roma (Itália).
Dentre tantos outros feitos pelas ciências no país, fundou e dirigiu o Instituto de Física e Química de São Carlos USP e fundou e dirigiu o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (Embrapa), tendo recebido, em 2006, voto de aplauso pelo prêmio de Pesquisador Emérito do CNPq, pelo seu trabalho e pelo pioneirismo em favor da ciência brasileira, outorgado pelo Senado Federal e premiado pela Fundação Conrado Wessel de Ciência e Cultura 2006 na modalidade de Ciência Geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade