UEM tem mais um curso acreditado pelo Arcu-Sul



O curso de Engenharia Civil do campus sede é o segundo da Universidade Estadual de Maringá a ser acreditado (certificado) pelo Sistema Arcu-Sul. Além de preencher os requisitos como ter, no mínimo, conceito 4 no Enade e dez anos de existência; foi necessário preencher dois longos formulários sobre a instituição e o curso e passar por avaliação in loco de um comitê. A visita do comitê, formado por um professor brasileiro, um argentino e um uruguaio e uma técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorreu em abril deste ano, durante uma semana, quando foi avaliada toda a estrutura do curso. Segundo o coordenador do curso, José Luiz Miotto, a acreditação foi homologada na reunião de 22 de maio no (Inep) e vale por cinco anos. Feliz com o feito, diz que isso confirma a qualidade do curso em padrão internacional. Comenta que os alunos da UEM que participam da mobilidade estudantil em vários países têm uma boa inserção nas novas instituições e credita esse bom resultado à estrutura curricular do curso e infra-estrutura da instituição.

Para Miotto, a acreditação, além de atestar a qualidade internacional do curso, poderá facilitar o exercício profissional dos egressos em outros países que aceitam ou venham a aceitar o certificado, já que a revalidação do diploma será mais simplificada nesse caso. Inclusive, o diploma da UEM sairá com a chancela do Arcu-Sul. Até o ano passado, somente o curso de Ponta Grossa e de Passo Fundo contava com essa certificação. O curso da UEM oferece 84 vagas anuais e é atendido por 86 professores do Departamento de Engenharia Civil e de outros departamentos, dos quais, 67% são doutores, 27% mestres e 6% especialistas. Estão à disposição dos alunos doze laboratórios, dos quais, dez do DEC.
Segundo o Ministério da Educação, o Sistema Arcu-Sul visa ao estabelecimento e a segurança de critérios regionais de qualidade de cursos de graduação, visando à melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento dos países membros do Mercosul e associados. A implantação do Arcu-Sul contribui para o desenvolvimento das capacidades institucionais de cada país em avaliar a educação superior em nível de graduação e permite trabalhar de forma recíproca a aferição da qualidade dos cursos ofertados nos países da região. Dentre os objetivos específicos, estão o de facilitar a movimentação de estudantes e professores entre as instituições acreditadas; agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários, facilitar o intercâmbio científico e cultural que favoreça o conhecimento recíproco e a cooperação solidária entre as respectivas comunidades acadêmicas dos países e elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul. 
O curso de Agronomia foi o primeiro da UEM a ser acreditado pelo Arcu-Sul. A homologação do curso de Engenharia Civil da UEM ainda não consta no site do Arcu-Sul (http://sistemaarcusul.mec.gov.br/arcusul/pages/pesquisaexterna/pesquisarCursoExterno.seam).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade