Tião Viana fala sobre investimentos no setor rural em entrevista à Difusora

O governador Tião Viana concedeu entrevista ao programa Gente em Debate, da Rádio Difusora Acreana (RDA), na manhã desta segunda-feira, 15, para falar sobre as ações que o governo do Acre tem promovido a fim de fortalecer o setor rural no Estado.
Entre as iniciativas, Tião Viana destacou os investimentos na melhoria de ramais por meio do programa Ramais do Povo, os investimentos em piscicultura, o programa do calcário e outras atividades da produção rural.
O governo iniciou este ano o programa ramais do povo que vai promover melhorias em ramais do estado
O governo iniciou este ano o programa Ramais do Povo, que vai promover melhorias em ramais do Estado
“Só com investimentos em ramais são R$ 77 milhões. Os trabalhos se iniciam com o programa Ramais do Povo. Somente na área de pontes e bueiros, estamos fazendo investimentos de mais de R$ 40 milhões, e ainda melhoramentos de ramais. Precisamos assegurar a melhoria de ramais determinantes para a produção, para que eles possam ter travessia no período chuvoso”, disse o governador.
Viana frisou que parcerias com as prefeituras também têm sido importantes para as ações que dão trafegabilidade aos ramais. “Estamos falando de mais de 12 mil quilômetros de ramais em todo o Estado”, pontuou.
Verão atípico, mas com ações garantidas - Tião Viana observou que o verão atípico, com a incidência de chuvas isoladas, tem interferido nas ações, mas mesmo assim os órgãos do Estado seguem trabalhando para garantir o escoamento da produção. “As chuvas têm prejudicado as obras rodoviárias e em estradas vicinais. Já temos avanços na Transacreana, no Ramal Granada, na Estrada dos Paulistas e em outros”, adiantou.
Em 2012 o Deracre executou 4.630 quilômetros de melhoramento de ramais em todo o Estado, 45,4 quilômetros de piçarramento, 15 quilômetros de manutenção de ramais asfaltados, 1.912 metros de pontes (perfazendo um total de 127) e 3.883 metros de bueiros.
Produção - Na área de melhoramento da produção rural, há investimentos na mecanização agrícola, por meio da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre (Seaprof). Antes, Tião Viana conta que há quatros o Estado contava com menos de cinco mil hectares mecanizados.
A mecanização agrícola devera atingir os 33 mil hectares em todo o estado
Mecanização agrícola deverá atingir os 33 mil hectares em todo o Estado
“Hoje nós estamos na luta para alcançar a meta de 33 mil hectares somente pelo governo. Isso significa avanços na produção do milho e no plantio de outros grãos, como a soja, o arroz, a cana, a seringueira...”, comentou.
Dados da Seaprof comprovam que o Estado mecanizou, entre 2011 e 2012, mais de 17,3 mil hectares de área rural. A meta para este ano é atingir 32,8 hectares mecanizados. Os trabalhos devem se intensificar no período do verão amazônico.
Na piscicultura, Tião Viana avisou que a meta é construir 1.500 tanques. Em 2011 e 2012 a Seaprof construiu 2.353 tanques em todo o Estado. “Estamos agora em franca atividade na piscicultura”, observou.
A meta da piscicultura para este ano é a construção de 1.500 tanques em todo o acre
Meta da piscicultura para este ano é a construção de 1.500 tanques em todo o Acre
Na fomentação da produção no Juruá, o governo investe na distribuição do calcário para agregar valor à terra. A meta para este ano é atingir cerca de mil famílias, de acordo com o governador. “Há quatro mil toneladas de calcário na região do Vale do Juruá. Isso é para que a gente possa melhorar a produção nativa daquelas comunidades.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade