Teófilo Otoni recebe oficina do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade

As propostas, diretrizes e programas definidos em cada oficina regional serão reunidos em um documento final
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza, nos dias 10 e 11 de julho, em Teófilo Otoni, a VIII Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade. As oficinas reúnem representantes de organizações não governamentais, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais. O objetivo é apontar as particularidades da região e propor diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. O evento acontece no Nobre Palace Hotel situado na Av. Francisco Sá, 392, Centro, Teófilo Otoni, a partir das 8h.
As propostas, diretrizes e programas definidos em cada oficina regional serão reunidos no documento final do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. A VIII Oficina abrange o regional Nordeste do IEF que inclui as Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH) dos Afluentes do Médio e baixo rio Jequitinhonha, rio Mucuri, rio Buranhém, rio Jucuruçu, rio Itanhém e rio São Mateus.
Etapas
O plano está sendo construído em três etapas. Na primeira, foi traçado um panorama da biodiversidade do Estado e na segunda foram levantadas as questões transversais, desafios e oportunidades das ações desenvolvidas em cada Secretaria de Estado. Foram ouvidas as 19 secretarias, que puderam contribuir diagnosticando em suas atividades os impactos positivos e negativos das ações que têm interface com a biodiversidade. Na terceira e última etapa, estão sendo levantadas, por meio de oficinas, as proposições regionais de diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade em Minas Gerais.
A elaboração do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade é um dos subprojetos que compõe o Projeto Estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga sob a coordenação do IEF. Os documentos elaborados até o momento estão disponíveis no site do IEF. Até o final do primeiro semestre de 2013 serão realizadas dez oficinas em todo o Estado. As oficinas já aconteceram em Divinópolis, Caetanópolis, Diamantina, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberlândia e Governador Valadares. Após a conclusão, o Plano será submetido à aprovação dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).
Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais
Para contribuir na construção do Plano Estadual da Biodiversidade, foi elaborado, sob a coordenação da equipe técnica do IEF, o Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais. O documento está sendo utilizado como balizador para as oficinas territoriais, sendo apresentando aos inscritos e moderadores para entendimento da Biodiversidade em Minas.
O panorama é composto de oito capítulos que trazem características de Minas Gerais, além de conhecimento sobre riqueza, diversidade das espécies, conservação e utilização sustentável dos componentes da biodiversidade, ameaças, monitoramento e mitigação de impactos sobre a biodiversidade, recursos genéticos, conhecimentos tradicionais, repartição de benefícios, educação ambiental, instrumentos jurídico e arranjos institucionais para a gestão da biodiversidade. Os textos apresentados trazem dados compilados de diversos outros artigos e, algumas vezes, o ponto de vista do escritor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços