Teixeira de Freitas sedia Festival Gastronômico

Salvador - O município de Teixeira de Freitas (BA) sediará pela primeira vez o Festival Gastronômico, que acontecerá de 12 a 22 de setembro e terá como tema Sabores de Teixeira, Carnes e Queijos. Durante os 11 dias de festival, os bares e restaurantes inscritos no festival vão competir, oferecendo pratos criativos acompanhados de um bom atendimento e ambiente atraente.

Segundo o coordenador do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, a ação busca estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios da região. “O festival é uma das 13 ações propostas pelo Sebrae para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Teixeira de Freitas, fruto de um convênio firmado entre a instituição e a prefeitura. A ideia é fomentar o crescimento das micro e pequenas empresas locais, aumentando a lucratividade e competitividade e gerando mais emprego e renda”, detalha. Brito se reuniu nessa segunda-feira (15) com representantes da prefeitura e presidentes de entidades ligadas ao comércio para alinhar os aspectos de organização.

Também uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), como explica a diretora municipal de Turismo, Taisa Santos. “O Senac vai oferecer cursos de qualificação para diversos profissionais, como garçons e chefs. Serão abordados aspectos como servir, cozinhar e apresentar bem um prato”, conta Taisa. As receitas serão julgadas por técnicos e pelo público visitante do festival. Também está prevista a oferta gratuita pelo Sebrae de cursos como gestão de atendimento de salão e planejamento de cardápio.

O presidente da Associação Comercial no município, Marcos Antônio Moraes, acredita no fortalecimento dos negócios a partir do festival. “Será uma excelente oportunidade para mostrar nossa cidade e culinária aos turistas. Vamos atrair mais gente e fortalecer o comércio local”, diz.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Walter Barbosa, o festival vai deixar um legado para o segmento de bares e restaurantes de Teixeira de Freitas. “O festival vai além da promoção do turismo gastronômico e do aquecimento da economia local durante os dias de evento. Com tantas capacitações, nossos empresários estarão mais preparados para o mercado e os benefícios vão promover o desenvolvimento das empresas do setor”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade