Talento Olímpico do Paraná abre inscrições a partir de terça-feira


As inscrições para o Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) serão abertas na próxima terça-feira (30) para atletas e técnicos que desejam se cadastrar para a temporada 2013/2014 do maior programa de incentivo ao esporte do Brasil, que chega cheio de novidades e com uma nova roupagem, mais democrático e ampliado. As inscrições poderão ser realizadas até dia 9 de agosto.

Após ler o regulamento, os interessados devem se cadastrar pelo site da Secretaria do Esporte do Estado, no endereço www.esporte.pr.gov.br . “As datas para o período de inscrição foram escolhidas levando em conta que dia 30 é o fim das férias escolares e, dia 9, será o primeiro dia da Fase Final dos Jogos Escolare,s em Foz do Iguaçu. Desta forma, todos poderão se inscrever de forma serena, com tempo, e sem participar de atividades paralelas”, explica Dilson Martins, coordenador estadual do TOP 2016.

O TOP 2016 é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte e do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, com aporte financeiro do Governo do Estado, Copel, Sanepar e do Governo Federal (Ministério do Esporte/Lei de Incentivo ao Esporte).

O principal objetivo do programa é identificar os jovens com potencial de participar das Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, com a oferta de bolsas para a promoção e incentivo do talento esportivo, minimizando a evasão dos atletas paranaenses para outros centros.

TOP 2016 - Implantado em 2011, o Programa Talento Olímpico do Paraná evolui e passou por uma vigorosa ampliação em 2013, sobretudo no número de beneficiários, saltando de 1 mil para 1,5 mil contemplados, que receberão bolsas entre R$ 150 e R$ 3 mil reais. Além das inscrições online, que agilizam o processo e envolvem todas as escolas do Paraná, os Núcleos Regionais de Educação, Escritórios Regionais do Esporte e Federações Desportivas, o programa ganhou mais duas categorias e passou a ter sete níveis. Além das cinco existentes (formador, escolar, nacional, internacional e técnico), foram criadas as categorias TOP Técnico Formador, que privilegia os professores de educação física que trabalham com crianças entre 11 e 14 anos, e TOP Olimpo, para os atletas paranaenses que representam o país nos Jogos Olímpicos

O secretário do Esporte, Evandro Roman, explica que a evolução do TOP 2016 aconteceu de forma gradativa e hoje pode ser considerado o programa desse formato mais extenso do país. “O programa veio para ficar. Começou com 250 bolsas e hoje é o maior e mais próspero programa de incentivo ao esporte do Brasil. No Paraná, nós damos subsídios para o desenvolvimento esportivo do atleta, do técnico, do professor de Educação Física, visando exclusivamente a valorização de todos aqueles que merecem e necessitam do apoio do Governo do Estado”, afirma Roman.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços