Suplicy elogia proposta de plebiscito encaminhada ao Congresso por Dilma

Suplicy elogia proposta de plebiscito encaminhada ao Congresso por Dilma

 
Da Redação
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) saudou em Plenário a proposta de plebiscito sobre a reforma política encaminhada ao Congresso Nacional pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (2).
Declarando seu apoio aos cinco temas sugeridos para a consulta popular por Dilma, Suplicy dizendo que, com relação ao financiamento de campanhas, por exemplo, o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) se manifestou a favor do uso de recursos exclusivamente públicos, defendendo o fim do financiamento privado das campanhas políticas.
Sobre a continuidade ou não da existência de suplentes no Senado — outro tema sugerido por Dilma para inclusão no plebiscito — Suplicy chamou a atenção para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2007, de sua autoria, que institui eleições diretas para os suplentes de candidatos ao Senado.
As outras três sugestões da presidente Dilma Rousseff elogiadas por Suplicy dizem respeito à definição do sistema eleitoral, através da adoção do voto proporcional - como é atualmente - do voto distrital, ou distrital misto; sobre o voto aberto no Parlamento e sobre coligações partidárias.
Em seu pronunciamento, Suplicy parabenizou ainda a ministra Carmem Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela pronta resposta à consulta da presidente Dilma Rousseff , informando que o prazo mínimo para a realização do plebiscito é de 70 dias.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços