Subsecretaria de Administração Prisional assume Cadeia Pública Pitangui

Somente em 2013, já foram realizadas oito assunções pela Suapi, que passa a contar com 136 unidades prisionais sob sua custódia
A partir desta quinta-feira (4), a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) passa a contar com 136 unidades prisionais sob sua custódia. Foi assumida a Cadeia Pública de Pitangui, na Região Central de Minas Gerais, que é elevada, agora, à condição de presídio.
A assunção faz parte da Política de Segurança Pública que vem sendo estruturada em Minas Gerais desde 2004. Somente em 2013, já foram realizadas oito assunções pela Suapi. Com a ação, o novo presídio de Pitangui passa por mudanças estruturais que vão desde o uso de uniforme obrigatório para os detentos até a visitação, que só será permitida após o visitante fazer seu cadastro na portaria, com apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF.
A partir de agora, agentes penitenciários realizam a guarda e escolta dos presos, possibilitando que cerca de 25 policiais militares e civis, lotados na antiga cadeia, retornem às suas funções constitucionalmente previstas de policiamento investigativo e às atividades preventivas. Os 100 detentos custodiados no Presídio de Pitangui receberão atendimentos jurídico, social e de saúde. Além disso, o cardápio de todas as refeições diárias oferecidas na unidade será supervisionado por nutricionista.
Procedimento
Durante o procedimento de assunção houve limpeza das celas, corte de cabelos dos presos, que também receberam kits compostos de uniforme, cobertor, toalha de banho, escova de dentes e produtos para higiene pessoal.
Participaram da ação uma equipe formada por 18 agentes do Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas, servidores da Suapi e os agentes contratados para atuar na unidade. Segundo o diretor de Segurança Interna da Subsecretaria de Administração Prisional, Leonardo Caetano Felix, a unidade passará por adaptações estruturais de pequeno porte para adequação da segurança e atenção ao preso.
Para viabilizar as adequações e procedimentos da nova gestão, nos primeiros 30 dias após a assunção as visitas aos presos ficarão suspensas. A medida faz parte do Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, que é adotado em todas as unidades prisionais administradas pela Suapi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços