Sistema Municipal de Museus avança para maior diálogo


altRepresentantes do Segmento de Museus reuniram-se num café da manhã no Museu Imperial/Ibram esta semana, a convite do Conselho Municipal de Cultura, para uma discussão em torno da criação do Sistema Municipal de Museus de Petrópolis, no sentido de promover o diálogo para identificação das dificuldades do setor. A ideia é dar conhecimento da minuta aos vereadores, a fim de que, quando o projeto de lei for enviado à Câmara Municipal, o Poder Legislativo já esteja a par das questões relativas ao segmento, facilitando assim o trâmite.
 
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Leonardo Randolfo, conduziu a reunião, onde esteve presente o chefe de gabinete do vereador Silmar Fortes, Valério Augusto Silva, com o intuito de levar uma prévia das informações para o Legislativo. Participaram ainda o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira; Dora Martini da Casa Stefan Zweig; Rosane de Freitas da Casa Claudio de Souza; Isabela Verleum do Museu Imperial; Bárbara Skaba e Luciana Viveiros, da Comissão Especial para a criação do Sistema Municipal de Museus.
 
Várias questões sobre a criação do Sistema Municipal de Museus foram destacadas, como a desmistificação a respeito dos destinos de recursos públicos com relação aos museus, uma vez que Petrópolis possui instituições museológicas públicas e privadas: “nosso principal desafio é deixar claro o entendimento a esse respeito, ou seja, que os recursos públicos serão para investimentos em ações conjuntas, tornando-se um bônus geral. É o Sistema Municipal de Museus que vai deliberar sobre esses recursos, com um Fundo da ordem de R$ 90 mil reais anuais” – explica Randolfo, ao destacar que a função do Fundo não é apenas o seu próprio orçamento, já que o ideal é que haja transferência de recursos até mesmo da iniciativa privada e o objetivo é que isso ocorra de forma mais simplificada.
 
Maurício Ferreira lembrou que, “sejam da esfera municipal, estadual ou federal, os museus que se encontram na cidade geram emprego e renda e todos contribuem para o município. Por isso temos que começar a pensar numa relação entre instituições em benefício da comunidade petropolitana”. O Sistema Municipal de Museus visa definir os indicadores das necessidades comuns a todos os museus da cidade, promovendo assim uma articulação entre eles, estabelecendo metas num plano decenal, com revisão a cada dois anos.
 
A minuta para a criação do Sistema Municipal de Museus será pauta da próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura no dia 08 de julho e, sendo aprovada, será encaminhada ao prefeito, que enviará o projeto de lei à Câmara Municipal para apreciação e votação. A matéria volta então ao Gabinete e o prefeito sanciona a lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços