Sete matérias devem ser votadas na última sessão antes do recesso parlamentar

Foto: Vinicius Reis
Pauta de votações desta tarde foi definida durante reunião de líderes
Sete matérias estão na ordem do dia para serem votadas nesta terça-feira (16), última sessão plenária antes do recesso parlamentar.  Entre as proposições está o veto total do Executivo ao projeto de lei (VT) 105 2011. A pauta de votações foi decidida na reunião de líderes desta manhã.
 
A primeira matéria que deverá ser apreciada é o VT 105 2011, que encaminha veto total ao projeto de lei de mesmo número, de iniciativa do deputado Raul Pont (PT), que denomina “Biblioteca Pública Moacyr Scliar” o prédio da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, localizada em Porto Alegre. Segundo o Executivo, a proposição deve ser vetada por razões de conveniência administrativa e de inconstitucionalidade formal por vício de iniciativa. Contudo, conforme o VT 105 2011, por reconhecer o caráter meritório da proposta, o Poder Executivo irá sanar tais vícios editando um decreto de mesmo teor.

A seguir, deverão ser votados antes dos demais dois projetos de lei (PLs), que tramitaram em regime de urgência e trancam a pauta de votações desde 10 de julho;
 
De autoria do Poder Executivo, o  PL 130 2013 , autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Marcelino Ramos.
 
Já o PL 131 2013 , do Poder Executivo, institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi)  no Estado do Rio Grande do Sul. Na justificativa, o Executivo ressalta que a instituição do fundo é matéria cuja iniciativa é de competência privativa do chefe do Poder Executivo. Nesse sentido, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a sociedade civil organizada por meio dos Conselhos Municipais e Estadual do Idoso, propõe a implementação de uma Política Estadual do Idoso, que propicie a inclusão social das pessoas idosas, respeitando a heterogeneidade e a diversidade cultural, regional, étnico-racial e de gênero, tornando efetiva a articulação das diversas políticas setoriais como forma de garantir o exercício da cidadania, estimulando a participação, emancipação, autonomia e independência nas atividades cotidianas, bem como as potencialidades e habilidades.
 
Demais matérias a serem votadas
  • De autoria do deputado Ernani Polo (PP), e referendado por outros cinco deputados, o PL 148 2012 dá nome de “Rodovia Governador Amaral de Souza” a ERS-569, em toda a sua extensão.
  • De autoria do Poder Executivo, o PL 139 2013 autoriza o Executivo a prorrogar os contratos emergenciais que trata a Lei nº 13.111, de 23 de dezembro de 2008, que autoriza a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS a contratar recursos humanos, em caráter emergencial e por prazo determinado, e dá outras providências.
  • O PL 151 2013, do Poder Executivo, dispõe sobre a contratação de pessoal, em caráter emergencial, por tempo determinado, para a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul – CEASA/RS.
  • O RDI 129 2013, da CPI da Telefonia, requer, nos termos do artigo 84 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a prorrogação do prazo para conclusão dos seus trabalhos por mais 60 (sessenta) dias para elaboração do Relatório Final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços